Principais agências da ONU apelam ao combate de pesca ilegalIMAGEM: iStock

A Guarda Costeira dos Estados Unidos enviou um navio de patrulha para a costa do Brasil, sob o argumento de combater a pesca ilegal, não declarada

e não-regulamentada (IUU, na sigla em inglês), que estaria sendo feita por embarcações estrangeiras. O envio ocorreu em acordo com o governo brasileiro.

 

O navio USGC Cutter Stone encontrará patrulhas brasileiras nos portos do Rio de Janeiro e Salvador. A embarcação também seguirá para o litoral do Uruguai, na primeira incursão à costa do país em mais de uma década, e para o Mar del Plata, onde será recebido pela Marinha argentina.

O secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura do Brasil, Jorge Seif Junior, publicou em uma rede social que "após matérias e reports por parte dos nossos pescadores, que avistaram embarcações estrangeiras pescando em nossas águas, a Marinha do Brasil segue com ações de salvaguarda e proteção de nossas fronteiras oceânicas".

O navio amerciano USGC Cutter Stone estava no último dia 9 no Caribe, onde realizou patrulha com a Marinha da Guiana. O Departamento de Estado americano afirmou em um comunicado que, dois dias antes, a embarcação ainda interceptou, na República Dominicana, uma lancha do tipo "go-fast" que transportava 900 quilos de cocaína.

Seguno o governo americano, a captura ilegal de peixes movimentou mais de US$ 151 bilhões de 2018.

FONTE: VALOR