IMAGEM REPRESENTATIVA
O Dia Internacional do Pescador, é comemorado anualmente em 29 de junho.
A pesca tem sido uma parte importante da cultura e estilo de vida humanos desde o início da humanidade. É uma das poucas atividades de produção de alimentos que persistiu desde a pré-história e sobreviveu tanto à transição da caça e coleta para a agricultura e povoamento quanto a todas as revoluções industriais. Além de ser uma atividade de produção de alimentos, a pesca é um passatempo popular e até um esporte competitivo.
A indústria pesqueira é um setor importante da economia nos países em desenvolvimento, fornecendo empregos diretos e indiretos para mais de meio bilhão de pessoas. Inclui pesca artesanal, comercial e recreativa.
O termo pesca artesanal, também conhecida como pesca de subsistência ou pesca tradicional, refere-se às práticas de pesca tradicionais realizadas por famílias individuais. É a forma predominante de pesca nos países em desenvolvimento da região tropical. A pesca comercial é a captura de peixes para lucro comercial; quando realizada em grande escala, também é chamada de pesca industrial.
A pesca sustentável é importante para sustentar centenas de milhões de pessoas que dependem do mar para sua subsistência, garantindo a segurança alimentar, mantendo as populações de peixes e preservando os ecossistemas. Devido a isso, a maioria das observâncias relacionadas à pesca se concentra na importância da sustentabilidade na indústria pesqueira, bem como destaca a situação da pesca tradicional nos países em desenvolvimento.