Anthony Albanese, do Partido Trabalhista, será o novo primeiro-ministro da Austrália

IMAGEM: Lisa Maree Williams/Getty Images

 

A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes comemorou a eleição de um Governo Federal Trabalhista na Austrália, descrevendo-a como uma oportunidade para elevar os padrões para os trabalhadores e melhorar a segurança no local de trabalho em toda a cadeia de suprimentos do transporte.

Afiliados da ITF em todo o mundo parabenizaram os sindicatos australianos pelo seu papel na derrota do governo conservador de Morrison. 

“A eleição do novo governo trabalhista de Albanese é o resultado de uma longa luta por justiça e respeito dos membros do sindicato”, disse Paddy Crumlin, presidente da ITF e presidente da Seção dos Portuários da ITF. Crumlin é também secretário nacional do Sindicato dos Marítimos da Austrália. 

“Durante nove longos anos, Tony Abbott, Malcolm Turnbull e Scott Morrison, todos fizeram sua parte para perseguir, difamar e minar os trabalhadores em transportes e seus sindicatos. O resultado claro desta eleição primordial é que, agora, todos podemos trabalhar de forma construtiva para reparar o dano causado às comunidades trabalhadoras, abordando as questões da maior importância para o público australiano e, principalmente, para os trabalhadores em transportes”, disse Crumlin.

Frota Estratégica Nacional para revitalizar o setor marítimo australiano

Crumlin observou que os compromissos do Partido Trabalhista de reformar as regras de cabotagem no país e criar uma Frota Estratégica Nacional de navios com tripulação e bandeira australianas são importantes para a criação de empregos locais, garantir o futuro econômico do país e combustível para a nação.

“Essas são as políticas que alguns de nós temos nos empenhado por décadas para conseguir. É uma vitória importante para todos os sindicatos marítimos da Austrália. É o primeiro passo para a criação de empregos locais e para garantir o suprimento de combustível de que a Austrália precisará ao avançarmos em um século de incertezas”, disse Crumlin.

“Após um longo período e após vender os marítimos australianos e dizimar suas carreiras, os conservadores finalmente melhoraram e apoiaram uma frota estratégica”, disse Crumlin. “A vitória eleitoral e, agora o apoio bipartidário, são cruciais para a revitalização desta indústria crítica”, acrescentou ele. 

Com a vitória do Partido Trabalhista, sindicatos garantem Tarifas Seguras para os caminhoneiros

O Partido Trabalhista (Australian Labor Party – ALP) também prometeu introduzir um órgão independente para definir padrões obrigatórios universais no setor de caminhões, criado para tornar a indústria mais segura e justa para os trabalhadores e operadores.

A indústria precisa urgentemente de reformas, após um inquérito de dois anos do parlamento federal que expôs os problemas de segurança generalizados e mortais enfrentados pelos motoristas. Em 2016, os conservadores aboliram o órgão australiano de segurança nas estradas. Desde então, 1061 pessoas morreram em acidentes de caminhão, incluindo 257 caminhoneiros. 

O afiliado da ITF, Sindicato dos Trabalhadores em Transportes da Austrália (TWU), acolheu o plano do novo governo trabalhista para lidar com a indústria mais mortal da Austrália.

“Damos as boas-vindas ao compromisso do novo governo de Albanese de reinstaurar o sistema ‘Tarifas Seguras'. Vimos as trágicas consequências resultantes da decisão do governo anterior de acabar com o órgão fiscalizador de segurança nas estradas”, disse o secretário das Seções de Transporte Interior da ITF, Noel Coard.

“Esta é uma decisão que irá salvar vidas e garantir que as estradas australianas sejam mais seguras para todos, e garantirá também que todos os empregadores em todos os pontos da cadeia de suprimentos sejam responsabilizados, principalmente os maus atores como a Amazon Flex, estilo economia gig, que tem baixado os padrões e incentivado uma espiral descendente na indústria”, disse Coard.

“No mundo inteiro, temos visto o modelo da Amazon Flex de baixa remuneração e controle dos trabalhadores em transportes por meio de aplicativos e algoritmos. Multinacionais, como a Amazon, precisam ser controladas e estamos felizes que o novo governo esteja comprometido em trabalhar com os sindicatos para fazer isso”, disse Coard.

Os trabalhadores da aviação respiram aliviados

A eleição do novo governo é também um alívio para os trabalhadores da aviação na Austrália, que têm sido demitidos e terceirizados em ações ilegais dos empregadores que os conservadores não fizeram nada para impedir. O trabalhista Albanese prometeu trazer mais estabilidade para a indústria, que foi gravemente afetada pela pandemia. O trabalhista disse que a espiral descendente de salários e condições na indústria também deve ser abordada.

O coordenador da ITF em Sydney, Scott McDine, disse que a aviação precisava de um plano nacional do governo: “Os trabalhadores da aviação têm carregado cada vez mais o fardo para o governo Morrison, cuja indiferença insensível durante a pandemia deixou os trabalhadores em crescente insegurança. Eles foram dispensados, ilegalmente demitidos e sujeitos a uma insegurança cada vez maior.”

A aviação é essencial para um país grande como a Austrália, disse o secretário da Seção de Aviação da ITF, Gabriel Mocho Rodriguez. “A Austrália depende da aviação e precisamos de uma indústria que seja segura e atraente para atrair trabalhadores qualificados para a aviação. Isso não ocorrerá enquanto o governo atual permitir que a indústria seja conhecida somente por seus cortes de tripulantes, segurança e compromisso de terceirizar.”

ALP trará o “público” de volta ao transporte

Os afiliados da ITF, o Sindicato de Bondes e Ônibus (RTBU) e o TWU, fizeram campanha para que o Partido Trabalhista prometesse melhor transporte público. Com a mudança de governo, deveremos ver mais trens, bondes e ônibus sendo fabricados e entregues nas malhas australianas através do compromisso do partido de aquisição local. 

“Acolhemos a eleição do Partido Trabalhista e seus compromissos de trabalhar com nossos afiliados para conseguir investimento em transporte público, investimentos que criarão empregos decentes e sindicalizados. Isso dará aos australianos melhor acesso a serviços e a oportunidade de reduzir sua dependência de veículos privados com alta emissão de carbono”, disse Alana Dave, diretora de Transportes Urbanos da ITF.

O secretário-geral da ITF, Steve Cotton, concluiu: “Esta é uma vitória para os trabalhadores em transportes australianos e seus sindicatos, que fizeram campanhas, mantiveram a fé e trabalharam arduamente para ver não só uma mudança de governo – mas uma mudança de direção que terá um impacto relevante sobre a vida dos trabalhadores em transportes.

FONTE: ITF