IMAGEM: MSC

As empresas Mediterranean Shipping Company (MSC) , Evergreen e Zim Integrated Shipping Services (ZIM) conseguiram subir, ao longo de 2022, um lugar cada na classificação de companhias marítimas mundiais realizada pela Alphaliner .

Desta forma, a MSC assumiu a liderança em janeiro de 2022 ao ultrapassar a Maersk , alargando ao longo do ano a distância em relação à empresa dinamarquesa e garantindo a manutenção do primeiro lugar com a sua carteira de encomendas de 124 navios, a maior do setor com 1,73 Mteu. Só a MSC tem 14 navios megamax e 22 navios neopanamax a serem entregues em 2023.

Por sua vez, a Evergreen subiu para o sexto lugar em 2022 ao ultrapassar a Ocean Network Express (ONE) em meados de maio de 2022, quando recebeu a embarcação de 2.476 TEU batizada de Ever Obey . A isso se soma o impulso dado pela recepção de dois megamax da Samsung e cinco correspondentes à China State Shipbuilding Corporation (CSSC) .

Enquanto isso, o ZIM conseguiu voltar a entrar na lista dos dez primeiros ao tirar o décimo lugar da Wan Hai Lines , posição que perdeu em 2021 e que conseguiu recuperar um ano depois. Ao contrário dos casos anteriores, o crescimento da ZIM veio de mãos dadas com o fretamento.

A empresa com sede em Haifa é a empresa com menos ativos entre as principais companhias marítimas, já que cerca de 95% de sua frota é fretada e 100% dos navios em sua carteira de pedidos também serão adquiridos por meio de fretamentos.

As 10 maiores companhias marítimas do mundo em 2022, de acordo com a Alphaliner, foram MSC, Maersk, CMA CGM , Cosco Group , Hapag-Lloyd , Evergreen, ONE, HMM , Yang Ming Marine e ZIM.

FONTE: ALPHALINER