IMAGEM: ITF
Em 26 de junho, a International Transport Workers' Federation (ITF) e a World Maritime University (WMU) lançaram um relatório intitulado Transport 2040 – Impact of Technology on Seafarers – The Future of Work, durante o Shaping the Future of Shipping da Câmara Internacional de Navegação evento em Manila, Filipinas.
A pesquisa conjunta WMU-ITF fornece uma exploração aprofundada de uma série de questões marítimas relacionadas a futuras tecnologias de navios e procura qualificar o provável impacto sobre os marítimos.
Principais recomendações:
- Como todos os outros trabalhadores, os marítimos devem ter acesso ilimitado a conexões de Internet de alta qualidade. Defender uma Internet de bordo de alta qualidade entre os armadores e os Estados de bandeira pode ajudar a minimizar o estresse e maximizar as relações sociais entre os marítimos a bordo.
- Os armadores devem fornecer instalações e incentivar um ambiente em que os marítimos participem de mais atividades sociais com seus colegas de trabalho a bordo. Eles devem solicitar ativamente ideias para atividades sociais dos marítimos.
- Deve haver uma campanha de conscientização entre os marítimos sobre os potenciais efeitos colaterais nocivos do uso excessivo da Internet a bordo (como em qualquer outro local de trabalho). Os marítimos também devem ser incentivados a aprender habilidades de autogestão em termos de tempo gasto na Internet.
As descobertas incluem um roteiro tecnológico que oferece informações abrangentes sobre futuras tecnologias de transporte marítimo e sua evolução na indústria marítima, observando principalmente a automação e a transição tecnológica.
Dividido em horizontes de expectativa de curto, médio e longo prazo, o Technology Road Map abrange as tendências da indústria dentro das principais e subtecnologias, incluindo as políticas, oportunidades e ameaças relevantes que elas representam, conforme relatado pelos principais interessados.
Efeito da transição tecnológica
Segundo o relatório, a transição tecnológica na indústria marítima afetará os marítimos de maneira diferente, dependendo de sua profissão, posição e função de trabalho.
As perspectivas de habilidades dos marítimos são apresentadas em alinhamento com o Technology Road Map, levando em consideração um escopo mais amplo de desenvolvimentos tecnológicos em transporte inteligente, MASS e verde que afetarão o futuro do trabalho no mar.
Os resultados incluem que a qualificação e a requalificação são intervenções importantes de apoio aos marítimos, à luz da rápida mudança que seu ambiente de trabalho deve sofrer devido ao avanço de tecnologias inteligentes e verdes.
Treinamento
Ao longo do relatório, a importância da formação é destacada como fundamental para o sucesso da transição para a automação e digitalização. O relatório também projeta que a transição tecnológica no setor deve resultar no surgimento de uma série de novos tipos de empregos para profissionais marítimos.
O relatório projeta que o impacto dessas novas tecnologias nos marítimos será influenciado não apenas por sua preparação individual para a mudança, mas também pelas condições oferecidas por cada país.
FONTE: SAFETY4SEA