Navio de contêineres da Maersk em Istambul, em imagem de 2018 — Foto: Murad Sezer/Reuters

IMAGEM: Murad Sezer/Reuters

 

No ano em que perdeu a liderança mundial em termos de capacidade, a Maersk chegou a número em volumes transportados, de acordo com a Alphaliner.

Quase dois anos volvidos, a Maersk recuperou a liderança mundial no transporte marítimo de contêineres, em termos de volumes movimentados, destronando a COSCO, concluiu a Alphaliner da análise dos números do último trimestre de 2021 de algumas das principais companhias de shipping de contêineres.

Fonte: Alphaliner

Com ambas as companhias muito próximas entre si, acabou por sair melhor a que perdeu menos volumes no final de 2021: -4% a Maersk, -13% a COSCO. A Maersk interrompeu, assim, uma série de seis semestres em que a companhia chinesa liderou. Mas a separá-las estiveram uns meros 60 mil TEU.

No último trimestre do ano passado, as oito companhias analisadas movimentaram 25,4 milhões de TEU, o que representou uma quebra homóloga de 8%.

Se os volumes baixaram, os preços subiram, 13% em média entre os oito operadores. A maioria das companhias cobrou, em média, mais de 2 500 dólares por TEU transportado, com a ZIM a destacar-se e a superar mesmo os 3 500 dólares/TEU.

 

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS