IMAGEM: CODERN AUTORIDADE PORTUÁRIA
O Terminal Salineiro de Areia Branca (TERSAB) foi arrendado pelo Consórcio Intersal, nesta sexta-feira (05), em leilão promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O evento aconteceu na Bolsa de Valores de São Paulo, ao todo serão investidos R$ 164 milhões ao longo do contrato. Espera-se que o volume de sal salte de 2 milhões anuais de toneladas para 6 milhões por ano.
O Terminal arrematado é administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e está localizado no Oceano Atlântico, a 14 km da costa de Areia Branca (em linha reta), e a 330 km de Natal. Foi inaugurado em 01 de março de 1974 e sua primeira operação se deu em 04 de setembro do mesmo ano.
De acordo com represetantes do Consórcio Intersal na coletiva de imprensa, serão gerados mais 3 mil empregos e ao longo dos 25 anos serão mais de 100 mil em toda a cadeia produtiva da indústria salineira.
O Diretor-Presidente Substituto da CODERN, Ulisses Danilo Silva Almeida, comemorou o acordo e como será o desenvolvimeto socieconômico dentro do estado. “É um dia de comemoração pelo que representa o Porto-Ilha para a indústria de sal do Brasil, gerando emprego, renda e oferecendo infraestrutura para se manter o protagonismo do sal potiguar junto ao mercado nacional e internacional. Ficamos felizes também por saber que as empresas acreditam no Porto-Ilha, na CODERN”, comentou Ulisses.
Porto de Maceió
Também foi arrendado por nesta sexta-feira (05) um espaço de 71 mil metros quadrados (MAC13) destinado à movimentação e armazenagem de açúcar no Porto de Maceió (AL), que estava representado pelo administrador Dagoberto Omena. Serão R$ 59 milhões em investimentos.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE