IMAGEM: IMO

Uma série de questões urgentes a serem abordadas este ano pelo regulador mundial de transporte marítimo.

Falando numa conferência de imprensa em 14 de janeiro de 2025, o Secretário-Geral Arsenio Dominguez destacou várias áreas no topo da agenda da Organização Marítima Internacional (IMO), que inicia um calendário de trabalho ocupado para 2025.  

Dominguez disse que os 176 Estados-Membros da IMO continuam a trabalhar em conjunto para encontrar soluções para os desafios globais que afetam o setor marítimo.

Frota negra 

Ele abordou as preocupações crescentes com a “frota obscura” que evita o cumprimento dos regulamentos de segurança ou ambientais, evita custos de seguros ou se envolve em outras atividades ilegais.

 Dominguez disse: “O transporte marítimo abaixo do padrão está na agenda da IMO há muitos anos. Nem um único navio que não cumpra os padrões exigidos pela IMO deveria estar operando lá. É por isso que estamos intensificando a forma como fornecemos cooperação técnica e capacitação aos Estados-Membros [para aplicar eficazmente os regulamentos da IMO].”

Embora a IMO não imponha sanções, ela segue as sanções estabelecidas pelo Conselho de Segurança da ONU

O Secretário-Geral apelou a todos os Estados-Membros para que cumpram as suas obrigações como Partes nos instrumentos da IMO, em linha com a resolução adotada pela Assembleia da IMO em dezembro de 2023. A questão será discutida mais detalhadamente na próxima sessão do Comitê Jurídico da IMO ( 24 a 28 de março de 2025).

 Região do Mar Vermelho

A IMO confirmou relatos de pelo menos 69 ataques ao transporte marítimo internacional na área do Mar Vermelho, ocorridos entre novembro de 2023 e novembro de 2024. Nenhum foi relatado à IMO desde novembro de 2024. Estes ataques ilegais e injustificáveis ​​resultaram em impactos generalizados na indústria e economia global. 

O Secretário-Geral disse que estão em curso esforços para garantir a libertação do MV Galaxy Leader e da sua tripulação de 25 pessoas, que permanecem detidos desde que o navio foi feito refém em Novembro de 2023. 

Como sua primeira missão do ano, o Secretário-Geral estará no Egito na próxima semana para abrir o Escritório de Presença Regional da IMO em Alexandria, para coordenar a assistência técnica na região para apoiar a segurança marítima, a proteção e a proteção ambiental.

Descarbonização do transporte marítimo 

O Secretário-Geral forneceu uma atualização sobre as negociações em curso para um novo conjunto de regulamentos vinculativos destinados a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) dos navios e alcançar um transporte marítimo líquido zero até 2050 ou por volta dessa data. 

Estas medidas incluem uma norma global para os combustíveis navais e um mecanismo global de fixação de preços para as emissões de GEE provenientes dos navios. Espera-se que estas sejam adotadas durante uma sessão extraordinária do Comitê de Proteção do Ambiente Marítimo agendada de 13 a 17 de outubro de 2025. 

“Continuamos no caminho certo e continuamos a fazer progressos”, disse Dominguez.

Outras questões importantes

A sessão abordou uma série de tópicos, incluindo o abandono e a criminalização dos marítimos, a proteção dos oceanos, a reciclagem de navios e a diversidade no setor marítimo.

FONTE: IMO