Foto: Centro de coordenação de resgate conjunto do Canadá
Equipes enfrentaram ondas de até 10 metros de altura e ventos de até 90 quilômetros por hora durante a operação
Mais de 30 pessoas foram resgatadas por helicópteros e embarcações navais depois de um incêndio atingir o navio em que elas estavam, a cerca de 190 quilômetros da costa do Canadá.
Tripulações da Guarda Costeira dos Estados Unidos, da Guarda Costeira do Canadá e da Força Aérea Real Canadense foram notificadas na noite de terça-feira (2) que um navio de 143 pés, o Atlantic Destiny, estava em chamas e entrando na água.
Depois de localizar a embarcação, a Força Aérea enviou um helicóptero e um navio de pesca para ajudar a retirar a água usando bombas. Os militares que estavam na aeronave içaram seis tripulantes para fora do navio.
“Essa foi a condição de içamento mais desafiadora que já vi em toda a minha carreira”, disse o tenente Travis Christy, da Guarda Costeira dos EUA. Ele destacou que as equipes de resgate enfrentaram ondas de até 10 metros e ventos de até 90 quilômetros por hora.
As duas tripulações de helicópteros da Guarda Costeira americana içaram outros 21 tripulantes do Atlantic Destiny para um local seguro, deixando um número reduzido de pessoas no navio para que ele continuasse a flutuar.
Os esforços para remover a água usando bombas falharam e a equipe restante foi colocada em um navio da Guarda Costeira canadense. O Atlantic Destiny afundou depois sem ninguém a bordo.
“Este é um caso de busca e resgate que vou lembrar pelo resto da minha vida, provavelmente não vou ver algo assim de novo”, disse o técnico em aviônica elétrica, Phillip Morales, que fazia parte da equipe de resgate. Ele atribuiu o sucesso da operação ao treinamento minucioso dos militares, mas acrescentou: “quando chegamos ao local de salvamento, nunca sabemos quais serão as variáveis”.
Todos os resgatados foram levados para Yarmouth, Nova Escócia, para tratamento médico.
O Atlantic Destiny é um dos seis navios de pesca offshore da Ocean Choice International. A empresa divulgou um comunicado nessa quarta-feira (3).
"Embora estejamos profundamente tristes pela perda de uma de nossas embarcações de pesca offshore, estamos extremamente aliviados e gratos que todos os nossos 31 membros da tripulação foram transportados com segurança para terra e estão atualmente com suas famílias e entes queridos", disse Martin Sullivan, CEO da Ocean Choice International.
FONTE: CNN