IMAGEM: PORTO DE LOS ANGELES/STOCK
O Porto de Los Angeles e o Porto de Xangai se comprometeram a criar um corredor de transporte verde em uma das rotas de transporte de contêineres mais movimentadas do mundo. Com a C40 Cities – uma rede de prefeitos de quase 100 cidades ao redor do mundo colaborando para fornecer as ações necessárias para enfrentar a crise climática – os parceiros trabalharão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com baixo carbono, ultrabaixo carbono e zero - navios movidos a carbono até a década de 2020 e, até 2030, começar a fazer a transição para navios movidos a carbono zero.
Os dois portos e parceiros da indústria - AP Moller - Maersk, CMA CGM, Shanghai International Ports Group, COSCO Shipping Lines, Aspen Institute's Shipping Decarbonisation Initiative, facilitadores de Cargo Owners for Zero Emission Vessels (coZEV) e o Centro de Cooperação de Tecnologia Marítima-Ásia – apresentará um plano de implementação para o corredor verde até o final de 2022. O plano incluirá resultados, marcos e funções para a parceria.
Além de reduzir as emissões de GEE dos navios no corredor, os parceiros reduzirão as emissões da cadeia de suprimentos das operações portuárias para melhorar a qualidade do ar nos portos de Xangai e Los Angeles e comunidades adjacentes.
A indústria naval global é responsável por 3% das emissões globais de GEE. O estabelecimento de corredores de transporte verdes é uma maneira de permitir a adoção antecipada de soluções de descarbonização de longo prazo para o transporte marítimo internacional, especialmente ao longo das principais rotas.
Na COP26, a cúpula climática das Nações Unidas em Glasgow em novembro de 2021, 22 nações assinaram a Declaração de Clydebank, prometendo trabalhar juntas para apoiar o desenvolvimento de corredores de transporte verdes. Na época, a China não era um dos signatários originais.
Comentando as notícias de Glasgow na época, Nick Brown, CEO da sociedade de classificação britânica Lloyd's Register, disse ao Splash: novos combustíveis poderiam ter o maior impacto inicial. Corredores verdes são essenciais para apoiar a viabilidade do pioneiro.”
FONTE: SPLASH 247