Porto de Santos

IMAGEM: CODESP/DIVULGAÇÃO

 

Valor cobrado irá considerar a capacidade do navio, não o peso da carga transportada.

Autoridades ligadas ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo, se reuniram nesta terça-feira (14) para discutir e apresentar novas medidas para o setor, em adequação a resoluções impostas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Estavam presentes no encontro representantes do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar) e da Santos Port Authority (SPA). As medidas devem entrar em vigor no cais santista já em 2022. A principal é que o valor cobrado das operadoras irá considerar a capacidade do navio, não o peso da carga transportada.

A mudança foi expressa na Resolução n° 32 da Antaq, publicada no dia 7 de maio de 2019. A medida impõe uma mudança na forma como os navios são cobrados, com o objetivo de reestruturar e dar mais transparência ao setor, uma vez que as tarifas entre os portos do país seriam padronizadas.

A medida desestimula que navios passem pelo Porto de Santos para transportar ou buscar pouca carga, uma vez que o mesmo valor será cobrado com muita ou pouca carga. O valor considera a capacidade do navio, não o peso da carga transportada. Segundo a SPA, as medidas devem ser homologadas ainda em 2021, mas devem entrar em vigor de maneira escalonada entre fevereiro e abril de 2022.

Incentivos

Outras medidas também foram definidas no encontro desta terça, entre elas, a de que navios movidos a energia limpa que escalam no Porto de Santos com alta frequência, e que estão em cabotagem, terão descontos nas tarifas cobradas. Ainda conforme a SPA, embarcações que fazem uso eficiente das demais estruturas portuárias também receberão descontos.

FONTE: G1