IMAGEM: SIPERJES

Siperjes prestigia primeira aula do Pop 1 para pescadores no estádio Caio Martins

Nesta quinta-feira (11), o Sindicato dos Pescadores dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (Siperjes) – entidade filiada à Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA) e à Conttmaf – acompanhou o início da 1ª fase do Curso de Pescador Profissional (Pop 1) no estádio Caio Martins, em Niterói (RJ).

Neste primeiro dia, os trabalhadores da pesca participaram de provas de natação – aptidão necessária para se conseguir a habilitação expedida pela Marinha do Brasil. O curso, que terá duração de 15 dias, inclui, ainda, treinamento para que os pescadores também aprendam a flutuar e, assim, consigam alcançar suficiência física.

Para conseguirem a implementação do curso, o presidente do Siperjes, Maxuel Monteiro, e o vice-presidente da FNTTAA, Luis Penteado, buscaram apoio junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio de Janeiro (Senar Rio) e à Conttmaf.

“Ter conquistado este curso é muito significativo, porque por meio dele os nossos representados podem provar que são pescadores profissionais industriais e trabalhar embarcado de acordo com a lei”, declarou Monteiro.

O Pop 1 está sendo oferecido em parceria com a Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e o Sindicato dos Armadores da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Saperj).