silvio costa filho

IMAGEM: Silvio Costa Filho, novo ministro dos Portos e Aeroportos / Crédito: Billy Boss/Câmara dos Deputados

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na quarta-feira (6/9), que convidou o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumir o Ministério dos Portos e Aeroportos. A condução do deputado à pasta faz parte da reforma ministerial do governo, uma estratégia de aproximação com o Centrão, que passou a ser especulada após a aprovação da reforma tributária no início de julho, e para também ampliar a base governista no Congresso.

O deputado aceitou o convite e ocupará o cargo que pertencia a Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo. “A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20”, diz nota do Palácio do Planalto.

A expectativa para Costa Filho assumir os Portos e Aeroportos se intensificou após o deputado se reunir, ao lado do também deputado federal André Fufuca (PP), com o presidente Lula na tarde desta quarta, no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF).

Antes do anúncio oficial do presidente Lula, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já havia dado confirmado que Silvio Costa Filho faria parte da nova formação ministerial do governo Lula. Durante coletiva de imprensa no dia 4 de agosto nos Diálogos Amazônicos, em Belém, Padilha adiantou que o deputado pernambucano ganharia um Ministério, no entanto, não especificou para qual pasta Silvio Costa Filho seria conduzido.

“Já tem uma decisão do presidente Lula de trazer esses dois parlamentares [Silvio Costa Filho e André Fufuca], que representam duas bancadas importantes do Congresso Nacional. Mas, mais do que elas, podem atrair outros parlamentares, trazer para o governo, convidá-los para o governo, para ocupar postos de ministérios”, afirmou Alexandre Padilha.

Quem é Silvio Costa Filho, o novo ministro dos Portos e Aeroportos

Filho de Silvio Costa, Silvio Serafim Costa Filho é deputado federal do Republicanos pelo Estado de Pernambuco e está atualmente em seu segundo mandato. Em seu partido, ele exerce a função de presidente regional no estado. Além da carreira na política, o deputado possui formação em Pedagogia.

Costa Filho foi secretário de Turismo do Estado de Pernambuco em 2007, vereador do Recife, a capital pernambucana, e também deputado estadual de Pernambuco por três mandatos. Em 2016, concorreu à prefeitura do Recife como vice da chapa, ficando em segundo lugar na disputa.

Em 2018, foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal pelo Republicanos-PE, com 109.185 votos válidos. Na eleição seguinte, em 2002, foi reeleito como o quarto deputado mais votado em todo o estado, com 162.056 votos.

Na votação do texto-base da reforma tributária na Câmara dos Deputados, em 6 de julho, ele foi favorável ao projeto nos dois turnos.

FONTE: JOTA