IMAGEM: https://www.freightwaves.com/
Com a IMO ainda para finalizar sua estratégia de mudança climática, dois congressistas da Califórnia apresentaram um projeto de lei que visa eliminar as emissões de gases de efeito estufa de navios internacionais que fazem escala nos portos dos EUA.
O deputado Alan Lowenthal (CA-47) e as deputadas Nanette Barragán (CA-44), representando os distritos dos portos de Long Beach e Los Angeles, respectivamente, estão co-patrocinando o Clean Shipping Act, que estabelecerá os dois padrões de intensidade de carbono para combustíveis usados pelos navios, incluindo a eliminação de carbono até 2040 e requisitos para eliminar as emissões de navios no porto até 2030.
O projeto de lei foi apresentado na Câmara dos Deputados dos EUA pelos congressistas Lowenthal na terça-feira. Ele iludiu a legislação pela primeira vez no início de junho, antes da última reunião do Comitê de Proteção ao Meio Ambiente Marinho da Organização Marítima Internacional da ONU, que visa finalizar a estratégia regulatória da agência de navegação para eliminar as emissões de gases de efeito estufa dos navios em 2023.
Definir padrões de intensidade de carbono para combustíveis usados por navios. O projeto de lei estabelece padrões de intensidade de carbono progressivamente mais rígidos para combustíveis usados por navios consistentes com um caminho de descarbonização de 1,5° Celsius. Esses padrões exigiriam reduções equivalentes de dióxido de carbono no ciclo de vida de 20% a partir de 1º de janeiro de 2027, 45% a partir de 1º de janeiro de 2030, 80% a partir de 1º de janeiro de 2035 e 100% a partir de 1º de janeiro de 2040, em relação à linha de base de emissões de 2024 . A EPA manterá a discrição regulatória para garantir o sucesso contínuo do sistema de frete marítimo por meio dessa transição, ao mesmo tempo em que alcança reduções máximas de carbono.
Definir requisitos para eliminar as emissões de navios no porto até 2030. Até 1º de janeiro de 2030, todos os navios atracados ou fundeados nos portos dos EUA emitiriam zero emissões de GEE e zero emissões de poluentes atmosféricos.
“O Clean Shipping Act de 2022 é uma legislação ousada que tornará os Estados Unidos um líder climático global no combate à poluição do setor de transporte marítimo e protegerá a saúde das comunidades portuárias em Los Angeles e em todo o país”, disse a congressista Barragán. “Este é um grande passo em frente para portos inteligentes em termos climáticos e um futuro de energia limpa para todas as comunidades. Orgulho de apoiar esta legislação como co-patrocinador original. Obrigado ao congressista Lowenthal por sua liderança e parceria para limpar a indústria marítima e avançar no esverdeamento de nossos portos”.
“Não temos mais o luxo de esperar para agir”, disse o congressista Lowenthal. “Devemos encarar o fato de que estamos em um ponto de inflexão na crise climática; devemos ir além dos combustíveis fósseis, e isso inclui fontes de transporte aéreo, terrestre e marítimo. Nenhuma fonte de emissões pode passar despercebida. Essa legislação estabelecerá padrões claros e impulsionará o investimento e a inovação de que precisamos para fazer a transição para um futuro de zero carbono. Vai limpar nossos portos de uma vez por todas, com uma política nacional direta. Este projeto de lei é a política certa para o futuro do nosso planeta, para a saúde de nossas comunidades e, finalmente, para a resiliência do movimento de mercadorias”.
FONTE: GCAPTAIN