Norway's first methanol-fueled containerships

IMAGEM: MPC CONTAINER SHIPS

 

A MPC Container Ships está trabalhando com a North Sea Container Line para lançar o primeiro corredor verde ao longo do Mar do Norte com a implantação dos primeiros navios porta-contêineres movidos a metanol da Noruega. As empresas planejam lançar os navios no segundo semestre de 2024 e esperam que possam reduzir as emissões líquidas de CO2 em 45% e aumentá-las em até 100% através do uso de metanol verde derivado de eletricidade renovável e CO2 capturado quando o e-combustível torna-se prontamente disponível. 

O pedido para os dois novos navios porta-contêineres foi feito pela MPCC, com sede na Alemanha, que possuirá 90% de uma holding recém-criada. A Topeka MPC Maritime, uma parceria entre a MPC Capital e o Wilhelmsen Group focada no transporte marítimo descarbonizado, ficará com o restante. Os dois porta-contêineres, cada um com capacidade de 1.300 TEU, serão construídos na Taizhou Sanfu Ship Engineering da China.

Cada uma das embarcações será equipada com motores bicombustíveis projetados para operar com metanol e MGO convencional. Cada um custará US $ 39 milhões para construir e, após a conclusão, serão fretados por 15 anos para a Linha de Contêineres do Mar do Norte. A operadora norueguesa de curta distância planeja usar os navios para eliminar gradualmente a operação de três de seus navios movidos a diesel mais antigos, que fornecem serviço regular entre vários portos na Noruega, Roterdã e Hamburgo. Faz parte do plano da empresa concluir sua transição para descarbonizar suas operações. A NCL reconhece que o metanol terá um custo operacional mais alto, mas diz que se tornará a escolha padrão para suas operações, e os clientes terão que solicitar explicitamente navios movidos a diesel se quiserem seguir a rota um pouco mais barata.

Também se juntará ao projeto único a sueca Elkem, que desenvolve e comercializa uma gama de silicones e produtos de silicone, como uma das várias empresas que terão contratos de frete para transporte nas novas embarcações. Elkem explica que suas operações exigem uma quantidade significativa de transporte, sendo o transporte marítimo um dos melhores meios para movimentar mercadorias a granel. Sob um acordo com a NCL, a empresa usará os navios para transportar suas mercadorias pelo Mar do Norte. Elkem disse que também está explorando o potencial de capturar CO2 de suas plantas norueguesas e transformar o CO2 em metanol para uso posterior.

 Segundo as empresas, além da usina movida a metanol, os navios também serão altamente automatizados. Eles estão dizendo que isso permitirá maior eficiência e que apresentarão várias novas medidas de segurança para eliminar os riscos de ferimentos durante a operação.

“Este projeto de nova construção é a prova de como projetos inovadores que abordam a importante transição verde da indústria marítima podem ser executados de forma que também sejam economicamente atraentes se os parceiros certos unirem forças”, disse Constantin Baack, CEO da MPC Container Ships. “Combinar a experiência e competências regionais da NCL e o esforço e compromisso da Elkem e outros no lado da carga com as capacidades de execução únicas da MPCC e o profundo conhecimento do comércio intrarregional e dos projetos de navios foi a base para este projeto”. 

Visto como um importante projeto de demonstração, recebeu aproximadamente US$ 1,4 milhão do Enova, um fundo criado pelo Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega com foco em projetos ambientais. Eles também receberam aproximadamente US$ 6 milhões do fundo NOx, o fundo do setor empresarial norueguês para reduzir as emissões.

FONTE: SHIPPING NEWS