Você realmente sabe a que corresponde 1 tonelada de CO2?

IMAGEM: consoGlobe

Em resposta à crescente demanda por transporte de CO2 resultante do crescimento dos projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS), um grupo de construtores navais do Japão anunciou um novo projeto para desenvolver um navio-tanque oceânico de dióxido de carbono liquefeito (LCO2).

O grupo consiste na Mitsubishi Shipbuilding, uma subsidiária do Mitsubishi Heavy Industries (MHI) Group, e na Nihon Shipyard Co., Ltd., uma joint venture sediada em Tóquio entre a Imabari Shipbuilding Co., Ltd. e a Japan Marine United Corporation. Juntos, eles embarcarão em um estudo colaborativo para o desenvolvimento do projeto.

Espera-se que a demanda por transporte de LCO2 cresça junto com o surgimento de projetos de CCS, que envolvem o armazenamento seguro de CO2. O número de projetos CCS em desenvolvimento está aumentando com o crescente apoio dos governos nacionais, particularmente na Ásia, seguindo o exemplo da UE. Como resultado, os parceiros do projeto acreditam que é crucial estabelecer uma infraestrutura robusta de construção naval no Japão para atender à demanda por navios LCO2.

A construção de um navio de teste está projetada para ocorrer no Estaleiro Nihon, com entrega estimada para 2027. O projeto capitalizará a experiência da Mitsubishi Shipbuilding e a tecnologia avançada de manuseio de gás do projeto e construção de transportadores de gás liquefeito, como gás liquefeito de petróleo (GLP) e transportadores de gás natural liquefeito (GNL). O Nihon Shipyard, por outro lado, contribuirá com sua vasta experiência em construção naval em vários tipos de embarcações e capacidades tecnológicas avançadas.
FONTE: PORTOSeNAVIOS