IMAGEM: Germano Luders/Exame
Navio é isolado e tem operação paralisada após morte de tripulante a bordo no Porto de Santos
Um navio foi isolado e teve a operação paralisada, nesta quinta-feira (2), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após um tripulante morrer a bordo da embarcação, que está atracada no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A causa da morte ainda é investigada.
Por meio de nota, a Santos Port Authority (SPA) informou que a Anvisa solicitou, por volta das 14h, a paralisação das operações e o isolamento do navio Heraklitos, de bandeira panamenha, após constatação de óbito de um tripulante.
De acordo com a Autoridade Portuária, a embarcação está atracada no cais dos armazéns 13/14 para desembarque de trigo. A Anvisa relatou que não se sabe ainda, com exatidão, a causa do óbito do tripulante e que isso segue em investigação.
Outros navios
De acordo com a Anvisa, o navio Georgia Harmony segue em quarentena no Porto de Santos, e a agência reguladora aguarda os resultados das avaliações médicas finais dos tripulantes. Até o momento, a embarcação tem sete casos positivos de Covid-19. Dois destes tripulantes positivados precisaram ser desembarcados para assistência médica, porém, um deles veio a óbito.
Em relação ao Sea Breeze, o órgão também aguarda os resultados dos testes PCR. O navio está em quarentena desde o dia 26 de agosto, quando se dirigia para a Argentina, e ao testar a tripulação brasileira para embarque, antes de seguir viagem, foram detectados dois positivados para a Covid-19.