IMAGEM: CGIAR

Israel lançou um ataque ao Irã na sexta-feira, despertando preocupações sobre a escalada do conflito nos mares do Médio Oriente.

A mídia estatal iraniana informou que baterias de defesa aérea foram ativadas contra veículos aéreos não tripulados (UAVs) após relatos de explosões perto de uma importante base aérea perto da cidade de Isfahan.

Especialistas em segurança marítima estão alertando os navios em trânsito no Golfo Pérsico e no Oceano Índico Ocidental para permanecerem alertas em caso de aumento da atividade de UAV na região.

Os ataques parecem ser uma retaliação ao sequestro do porta-contêineresd MSC Aries pelo Irã e ao seu ataque de domingo a Israel, após um ataque mortal contra o seu consulado na Síria.

A última troca de retaliações entre os dois países aumentou a tensão ao risco contínuo para o transporte marítimo na região desde que os Houthis do Iémen, apoiados pelo Irã, começaram a atacar navios durante a guerra em Gaza.

Mais de 80 ataques a navios por parte dos Houthis foram relatados desde novembro, com um transportador de automóveis apreendido até agora e o naufrágio do graneleiro Rubymar, com bandeira de Belize.

O Centro de Operações Comerciais Marítimas do Reino Unido, dos militares britânicos, disse que atualmente não há indicações de que os navios marítimos comerciais sejam alvos pretendidos, mas aconselhou os comandantes dos navios a relatar qualquer atividade suspeita e atividade de drones na região.

Também foram implementadas restrições de voo no espaço aéreo iraniano e as companhias aéreas estão desviando para aeroportos alternativos. À medida que as tensões aumentam, o Ministério das Relações Exteriores australiano emitiu um comunicado instando os australianos em Israel a deixar o país.

“As tripulações dos navios que transitam pelo Golfo Pérsico e pelo Estreito de Ormuz devem estar prontas para responder aos gritos das forças iranianas e provavelmente serão apreendidas se o navio for considerado uma ajuda a Israel, independentemente da validade da apreensão. É muito provável que o Golfo Pérsico e o Estreito de Ormuz estejam na mesma situação que o Mar Vermelho”, observou a Metis Analytics numa atualização recente.

“Surgiram preocupações relativamente ao impacto potencial destes ataques nas rotas comerciais, particularmente naquelas que passam pelo vital Estreito de Ormuz, que movimenta quase 30% do comércio mundial de petróleo. Qualquer interrupção nestas rotas poderá ter um efeito substancial no transporte de navios-tanque”, alertou Braemar num comentário recente sobre navios-tanque.

FONTE: SPLASH247.COM