IMAGEM: VLADIMIR SEREBRYANSKIY/MARINE TRAFFIC.COM
O chefe da maior linha de transporte de contêineres do mundo diz que o volume de upgrades de lucro está "ficando um pouco louco"
A Maersk espera lucros recordes este ano, depois que o maior grupo de transporte de contêineres do mundo elevou sua previsão pela terceira vez, com interrupções nas cadeias de abastecimento globais e um ressurgimento na demanda do consumidor que elevou as taxas de frete.
A Maersk, que transporta cerca de um quinto de todo o frete marítimo e, portanto, é vista como um termômetro do comércio global, se beneficiou junto com outros grupos de transporte de contêineres da demanda extraordinária neste ano, após o fim da maioria dos bloqueios por coronavírus.
O grupo dinamarquês disse na quinta-feira que espera que seus lucros operacionais subjacentes sejam de US $ 18 bilhões a US $ 19 bilhões, ante uma previsão de US $ 14 bilhões para US $ 15,5 bilhões no mês passado e de US $ 4,3 bilhões a US $ 6,3 bilhões em fevereiro.
Este seria o maior lucro operacional da história da empresa, batendo o recorde anterior de cerca de US $ 12 bilhões em 2008, pouco antes da crise financeira global causar uma queda nos lucros no ano seguinte.
O presidente-executivo Soren Skou evitou perguntas sobre se ele estava envergonhado porque o grupo agora esperava lucros quatro vezes maiores do que o esperado no início do ano, dizendo que estava "satisfeito" que os clientes estavam indo tão bem que queriam tantos produtos enviados.
“Não há nada em nossos dados que sugira que a forte demanda atual esteja prestes a diminuir. A demanda é impulsionada por uma demanda muito forte do consumidor por produtos tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, e, além disso, temos esse ciclo de recomposição de estoque em andamento”, disse Skou ao Financial Times.
Skou admitiu que a situação estava “claramente piorando em Los Angeles”, um porto crucial na costa oeste dos Estados Unidos para o comércio com a China e o resto da Ásia. O congestionamento fora do porto diminuiu para apenas cerca de 10 navios no mês passado, mas ficou em 59 navios na quarta-feira, com Skou culpando a falta de estivadores e caminhoneiros.
A Maersk esperava uma “normalização” de seus negócios no segundo semestre deste ano, mas Skou confirmou que, nas perspectivas atuais, não havia nenhuma à vista, o que significa que seria pelo menos 2022 antes que as condições melhorassem.
O presidente-executivo disse que empresas em todo o mundo estão tentando tornar suas cadeias de suprimentos mais robustas. “A maneira mais rápida de obter uma cadeia de suprimentos mais resiliente é ter mais estoque. Ter estoque supera vendas perdidas, com certeza”, acrescentou. Ele disse anteriormente que a pandemia significará o fim da cadeia de suprimentos just-in-time.
Skou disse que a Maersk está fazendo tudo o que pode para ajudar os clientes. Embora tenha sido capaz de adicionar 5% da capacidade extra em 2021, a Maersk aumentou suas saídas no comércio transpacífico - o principal gargalo - de sete para 12 por semana, acrescentou.
A Maersk também atualizou outros números, dizendo que espera um fluxo de caixa livre de pelo menos US $ 14,5 bilhões, acima da previsão anterior de pelo menos US $ 11,5 bilhões.
O lucro subjacente antes de juros, impostos, depreciação e amortização deve ser de US $ 22 bilhões a US $ 23 bilhões, de US $ 18 bilhões para US $ 19,5 bilhões.
As ações da Maersk foram negociadas estáveis na tarde de quinta-feira.
Questionado se poderia haver um quarto aumento nos lucros durante o quarto trimestre, Skou respondeu: "Eu realmente espero que seja porque está ficando um pouco louco."
FONTE: FINANCIAL TIMES