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Embarcação parada em Porto Alegre deve ser retirada entre esta sexta-feira e o sábado; barco que estava em São Lourenço do Sul foi liberado no final da tarde

Duas embarcações, uma na região de São Lourenço do Sul e outra em Porto Alegre, encalharam na sexta-feira (21) em função da estiagem. Equipes da Superintendência e da Capitania dos Portos trabalhavam para fazer a remoção do navio na Capital entre esta sexta-feira e o sábado (22), enquanto o outro foi liberado no final da tarde.

Em Porto Alegre, o navio, que é um graneleiro carregado com soja, seguia em direção ao Porto de Rio Grande quando precisou fazer um desvio de curso no canal. Conforme a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a alteração de rota ocorreu por conta do baixo nível da água e da presença de neblina no trecho. A embarcação acabou encalhando em uma pedra.

Ainda segundo a Fepam, não foram registrados danos significativos no casco ou problemas de vazamento. Para remoção do navio, não será necessário uso de reboques. O procedimento a ser realizado é a retirada de cerca de 300 toneladas de soja, com o uso de um guindaste.

O tempo estimado para a conclusão do trabalho é de três horas, sendo necessária a presença de um segundo navio graneleiro e de um guindaste a ser montado para fazer a transferência. A expectativa é realizar o procedimento durante a tarde desta sexta-feira ou somente no sábado.

Por medida de segurança, lonas serão instaladas para evitar a queda de soja e farelo na água e para o caso de ocorrer um vazamento de óleo. 

Estiagem também prejudica navegação na Região Sul

A outra ocorrência atendida pelas autoridades portuárias nesta sexta-feira era próxima a São Lourenço do Sul, na região do Canal da Feitoria. De acordo com a Superintendência do Porto de Rio Grande, a embarcação, com bandeira de Singapura, encalhou em consequência do baixo nível da Lagoa dos Patos e do vento.

Os rebocadores conseguiram fazer a remoção do barco. A Superintendência afirma que a passagem dos demais navios não foi afetada. A embarcação saiu do Porto de Rio Grande e seguia para Porto Alegre carregada com 13 mil toneladas de fertilizantes.

FONTE: GZH PORTO ALEGRE