IMAGEM: Marcelo Souza/ TVCA

A concessão da Hidrovia do Rio Paraguai está prevista para ser concluída em 2025

O projeto faz parte de um pacote que inclui outras três hidrovias: Rio Madeira, Barra Norte e Lagoa Mirim. O objetivo é aumentar o transporte de cargas na região, impulsionando o desenvolvimento econômico do Centro-Oeste e a integração regional. A hidrovia tem potencial para quadruplicar o volume atual de cargas transportadas.

A concessão será feita por meio de licitação, com a expectativa de que a primeira audiência pública para o Rio Madeira aconteça ainda este ano. Uma das principais vantagens da hidrovia é o menor custo de transporte em comparação com outros modais, como o rodoviário e o ferroviário. Além disso, as hidrovias poluem menos e apresentam menor índice de acidentes e roubos de carga.

Atualmente, o transporte por hidrovia é uma alternativa mais vantajosa para a exportação de grãos do Mato Grosso do Sul, devido ao menor custo do frete. No entanto, a seca na região pode afetar a navegabilidade do Rio Paraguai, exigindo medidas de gestão da água.

A conclusão da concessão está prevista para 2025, com a expectativa de que a primeira audiência pública para o Rio Madeira aconteça ainda este ano. A hidrovia tem potencial para quadruplicar o volume atual de cargas transportadas, impulsionando a economia da região.

O transporte por hidrovia é mais barato, menos poluente e apresenta menor índice de acidentes e roubos de carga em comparação com outros modais. A concessão da hidrovia deve gerar benefícios econômicos e logísticos para a região, além de contribuir para a integração regional.

Informações Adicionais:

  • Extensão: A hidrovia possui 661 quilômetros de extensão navegáveis.
  • Fluxo de Cargas: Em 2022, o fluxo de cargas no Rio Paraguai foi de 4.601.862 toneladas. A projeção para 2025 é de 42.226.778 toneladas.
  • Meio Ambiente: As hidrovias poluem cinco vezes menos que o transporte rodoviário.
  • Segurança: As hidrovias apresentam menor índice de acidentes fatais e roubos de carga em comparação com outros modais.
  • Agências Responsáveis: Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e ANA (Agência Nacional de Águas).

FONTE: FOLHA DE CAMPO GRANDE