IMAGEM: DNIT/DIVULGAÇÃO

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu mais um passo no processo de privatização da hidrovia do rio Madeira com a revitalização do porto de Humaitá, no sul do Amazonas. Será a terceira revitalização de portos, depois de Itacoatiara e Manicoré, nesta hidrovia.

A revitalização de Humaitá avançou, pois, após a desmontagem e envio dos componentes danificados para o estaleiro São João, em Manaus, todos os elementos danificados foram diagnosticados por meio de ultrassom e reparados.

Nesta semana, os flutuantes intermediários, totalmente restaurados, foram lançados ao rio Negro e estão retornando para Humaitá para o remonte do porto. Adicionalmente, foram fabricadas novas poitas para garantir a estabilidade das estruturas.

Para acompanhar o lançamento e avaliar o processo de recuperação dos flutuantes, técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) estiveram no estaleiro. Ainda no estado do Amazonas, a comitiva também inspecionou os portos dos municípios de Manacapuru e Iranduba para verificar como as operações estão sendo conduzidas, bem como o funcionamento das instalações.

O porto de Humaitá inclui três cais flutuantes, pontes metálicas de acesso, estação de passageiros, guarita, terminal de cargas e estacionamento, todas passando por adaptações e melhorias estratégicas para atender às crescentes demandas da região.

A previsão é de que a revitalização seja concluída até dezembro de 2024, antes da licitação que escolherá a empresa privada que operará a hidrovia do Madeira.

FONTE: REALTIME1