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IMAGEM: ANTAQ

No ínicio deste mês, a ANTAQ no período eleitoral em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), instituiu Grupo de Trabalho (GT) para estudar o potencial econômico do transporte aquaviário de cargas e passageiros na Hidrovia da Lagoa Mirim.


O fruto desse trabalho vai firmar os parâmetros da concessão hidroviária do Canal de São Gonçalo e da Hidrovia da Lagoa Mirim, no trecho entre o Canal do Sangradouro (Extremo Norte) até o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul), no Estado do Rio Grande do Sul.


A concessão já qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) tem como objetivo promover a integração logística entre o Brasil e o Uruguai e desenvolver o potencial econômico do transporte aquaviário de cargas e passageiros na Hidrovia Lagoa Mirim. 


O estudo preliminar elaborado pelo mercado indicou que é viável a concessão de 244 km, com investimentos da ordem de R$ 86 milhões, num prazo de 25 anos, com tarifas entre R$10,10 e R$ 6,24 por tonelada transportada.


O GT será composto por membros da Antaq, da SNPTA, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Infra S.A. A Marinha do Brasil e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) também serão convidadas a participar das discussões técnicas e a se manifestar sobre os assuntos se suas responsabilidades.


FONTE: ANTAQ