IMAGEM: CORTESIA Mehr News / CC BY 4.0
Diplomatas gregos estão desapontados por não terem conseguido garantir a libertação de dois navios-tanque carregados pelo Irã detidos em maio de 2022 em retaliação à cooperação da Grécia com os Estados Unidos em ordenar a apreensão de uma carga de petróleo iraniana. Relatos da mídia grega estão sugerindo que, após duas semanas de divulgação diplomática, a Grécia esperava a libertação do Prudent Warrior e Delta Poseidon esta semana.
Os relatórios indicam que um gerente de crise do Ministério das Relações Exteriores da Grécia esteve em Bandar Abbas, onde os dois navios-tanque estão detidos, nas últimas duas semanas, buscando a liberação dos navios e sua tripulação. O vice-capitão da Guarda Costeira Helênica, Antonis Doumanis, teria também voado para Bandar Abbas na quarta-feira acreditando que a libertação dos navios-tanque era iminente.
Acreditava-se amplamente que o Irã liberaria os navios-tanque assim que o retorno do petróleo transferido do navio-tanque Lana fosse concluído no ancoradouro de Pireu. Em junho, os Estados Unidos concluíram a transferência de quase 60.000 toneladas de petróleo para um navio-tanque fretado, o Ice Energy, contratado para entregar o petróleo ao Texas. Um segundo navio-tanque estava se preparando para uma transferência de navio para navio do petróleo restante, mas não começou depois que o Irã conseguiu anular a apreensão nos tribunais gregos. Os EUA perderam um recurso nos tribunais gregos e um esforço do proprietário da Ice Energy para intervir também foi rejeitado pelos tribunais gregos.
O retorno de navio para navio do petróleo foi concluído em 14 de agosto e a Ice Energy partiu da Grécia. Fontes iranianas informaram que o Lana deveria retornar ao Irã partindo da Grécia nos próximos dias. Quase três semanas depois, o Lana permanece no ancoradouro do Pireu com rumores de que o navio está novamente com problemas mecânicos. O incidente começou em abril, quando o petroleiro, então identificado como o Pegas registrado na Rússia, buscou refúgio na Grécia depois de quebrar no Mediterrâneo. O petroleiro estava em busca de um comprador e um porto para descarregar o petróleo iraniano que foi carregado no verão de 2021.
Em um relatório publicado pela primeira vez pelo jornal grego Kathimerini, os negociadores iranianos estão colocando condições adicionais para a libertação dos dois navios-tanque de propriedade grega. Eles estão exigindo um acordo para que a Grécia não tome medidas legais e busque compensação por ter feito reféns os dois navios-tanque. Os relatórios também mencionam um “acordo nacional”, bem como a condição de que o Lana parta para águas internacionais.
Os rebocadores estão relutantes em ajudar a rebocar o Lana, temendo possíveis sanções dos americanos por ajudar um navio que foi listado pelos EUA desde o início de 2022 por seu envolvimento com o comércio de petróleo iraniano. Os EUA também ameaçaram o proprietário da Ice Energy com uma quebra de contrato e violações de sanções se eles descarregassem o petróleo de volta para o Lana.
Quase 50 tripulantes, em sua maioria gregos e filipinos, permanecem presos no limbo político entre a Grécia e o Irã. Eles foram mantidos a bordo de seus navios por três meses com contato limitado com suas famílias e empregadores.
FONTE: SHIPPING NEWS