IMAGEM: WIKIPÉDIA

Entre os dias 5 e 7 de junho, a Conttmaf participou, em Parintins (AM), do evento “Rio Limpo, Amazônia Viva”, que contou com um seminário executivo para a promoção de debates cujas diretrizes subsidiarão as discussões do grupo temático Diálogos Oceânicos, da Oceans 20 – criado para dar voz à sociedade civil no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável relacionado à economia azul –, na reunião do G20, em novembro deste ano, no Rio de Janeiro.

O oficial da Marinha Mercante Patrick Telles representou a Confederação nos três dias de programação do evento organizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O compromisso com o meio ambiente e com os rios estiveram entre os principais assuntos discutidos no segundo dia de evento, quando foi realizado o seminário cujo diálogo se dividiu em três temas: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e governança na sustentabilidade.

“Foram debates significativos para o setor, principalmente porque teve a participação de representantes dos povos originários desta terra de tamanha relevância no cenário mundial que é a Amazônia”, disse o representante da Conttmaf.

O evento contou com a presença de especialistas do setor e de autoridades governamentais, como o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, o vice-almirante e ex-presidente do Tribunal Marítimo Wilson Pereira de Lima Filho, também diretor da autarquia, o comandante do 9° Distrito Naval, Capitão dos Portos CMG André Carvalhaes, e a diretora de programa da Secretaria Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Larissa Amorim.