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De Shekou a Seattle, de Amsterdã a Auckland, os navios porta-contêineres estão se recuperando como nunca antes nos 65 anos de história da indústria, à medida que a indústria de transporte marítimo enfrenta a enorme tensão trazida pela Covid-19 e o comportamento excepcional do consumidor.
Os dados fornecidos à Splash hoje pelo Seaexplorer, uma plataforma de transporte de contêineres criada pela gigante da logística Kuehne + Nagel, mostra a confusão das transportadoras globais com cadeias de suprimentos sob enorme estresse.
Embora muito tenha sido escrito sobre os contínuos problemas de congestionamento portuário nos EUA e as consequências de um surto recente de Covid-19 nos portos do sul da China, o mapa fornecido pela Seaexplorer mostra claramente o fenômeno global de congestionamento de linha em 2021
Os pontos vermelhos representam grupos de navios, enquanto os laranja marcam as portas que estão congestionadas ou sofrendo interrupções nas operações.
Da forma como está hoje, existem mais de 300 navios porta-contêineres aguardando a abertura de berços em todo o mundo.
Comentando via LinkedIn, Otto Schacht, vice-presidente executivo de logística marítima da Kuehne + Nagel, observou: “Os remetentes aumentam melhor os estoques, as cadeias de suprimentos estão muito apertadas, just in time não funciona nestes tempos, a demanda do consumidor continuará forte.”
“Em termos de capacidade, é altamente provável que isso seja severamente desviado para navios maiores que aguardam na fila e, portanto, ainda mais em termos de capacidade”, comentou Lars Jensen, CEO da consultoria de navegação dinamarquesa, Vespucci Maritime.
“As redes marítimas profundas globais estão mais estreitas do que nunca, com congestionamento portuário e interrupções na rede prendendo navios e caixas em todo o mundo”, disse Alan Murphy, CEO da Sea-Intelligence, à Splash hoje.
No passado, haveria uma abundância de buffer no sistema, também conhecido como excesso de capacidade, para lidar com a maioria dessas interrupções, mas com as redes esticadas, cada interrupção adicional é adicionada ao backlog.
“Como estamos entrando na temporada de pico, devemos esperar que isso dure pelo menos durante o ano”, alertou Murphy hoje.
Olhando para o mapa de hoje, Simon Heaney, gerente sênior de pesquisa de contêineres da consultoria britânica Drewry, disse que gargalos e atrasos nos portos ao redor do mundo são o sintoma de um colapso mais amplo na infraestrutura da cadeia de abastecimento, tudo relacionado à pandemia que gerou mudanças nos hábitos de consumo e redução da produtividade do interior.
“É muito claro que é um problema global como mostra o mapa e, como tal, vai levar algum tempo para ser resolvido”, disse Heaney, sugerindo que há “grandes questões filosóficas” que a indústria e seus clientes precisam resolver sobre como melhor evite uma repetição deste cenário calamitoso.
Com o tempo de permanência aumentando drasticamente no sul da China esta semana, o Shanghai Containerized Freight Index (SCFI), um ponto de referência global para as taxas de caixa à vista, saltou novamente para novas máximas hoje, subindo outros 91 pontos para 3.704 pontos, 247% acima no ano seguinte.
FONTES: SeaExplorer/Splash247.com