No ano passado, as companhias de shipping de contentores lucraram cerca de 190 mil milhões de dólares e libertaram cerca de 130 mil milhões, calcula a Drewry.
Confirmaram-se as melhores previsões. Os operadores de transporte marítimo de contentores terão obtido, em 2021, lucros operacionais de 190 mil milhões de euros, tal como a Drewry estimou em Dezembro.
De acordo com a consultora, os meios libertados pela operação terão atingido, no último exercício, os 130 mil milhões de dólares. Que as companhias estão a aproveitar para ir às compras
No ano passado, terão sido investidos 20 mil milhões de dólares em navios e dez mil milhões em contentores. Actualmente, as encomendas de novos porta-contentores superam as 600 unidades, com uma capacidade de transporte agregada de mais de cinco milhões de TEU.
Mas não só. Maersk, CMA CGM, MSC e outras estão a investir em capacidades digitais e na integração vertical das cadeias logísticas, comprando tecnológicas, transitários, operadores logísticos, operadores ferroviários e, até, companhias aéreas.
O aumento exponencial dos lucros, que deverão manter-se sensivelmente ao mesmo nível no ano em curso, foi conseguido essencialmente à custa da subida dos preços praticados, e não pelo aumento de volumes transportados, pelo lançamento de novos serviços, ou pela redução dos custos, sublinha a Drewry.