Commercial vessels including vessels which are part of Black Sea grain deal wait to pass the Bosphorus strait off the shores of Yenikapi in Istanbul, Turkey

IMAGEM: REUTERS/Umit Bektas/File Photo

 

O transporte marítimo do Mar Negro caiu em um caos perigoso não experimentado desde os primeiros meses da guerra na Ucrânia.

Em uma semana tumultuada para embarques no Mar Negro, armadores e seguradoras estão fazendo um balanço e mantendo distância da região, já que tanto a Rússia quanto a Ucrânia declararam a região nordeste do Mar Negro e o estreito de Kerch-Yenikal perigosos e proibidos.

A Rússia anunciou que todos os navios que viajam para os portos ucranianos do Mar Negro serão considerados alvos militares em potencial, já que Kiev disse que estabeleceria uma rota marítima temporária para continuar as exportações de grãos após a retirada de Moscou de um acordo que permitia embarques de alimentos dos portos ucranianos.

A Rússia agora considera todos os navios que viajam para a Ucrânia como potencialmente transportando carga militar em nome de Kiev e dos países de bandeira de tais navios como partes consideradas no conflito ucraniano.

Para conter o fim da Iniciativa de Grãos do Mar Negro, a Ucrânia estabeleceu uma rota marítima temporária via Romênia.

Mas apenas um dia após as ameaças de Moscou às rotas marítimas do Mar Negro, as coisas pioraram exponencialmente. O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que, a partir de hoje, todos os navios no Mar Negro com destino a portos russos ou temporariamente ocupados na Ucrânia podem ser considerados como transportando carga militar.

Além disso, a navegação na região nordeste do Mar Negro e no estreito de Kerch-Yenikal foi declarada perigosa e proibida desde quinta-feira.

“A Federação Russa mais uma vez violou brutalmente a liberdade de navegação desfrutada por todo o mundo e continua a minar deliberadamente a segurança alimentar internacional ao expor milhões de pessoas ao perigo da fome”, disse o Ministério da Defesa da Ucrânia.

O Ministério lembrou o naufrágio do Moskva, o carro-chefe da frota russa do Mar Negro, em 2022, como prova de que possui todas as ferramentas necessárias para impor seu próprio bloqueio.

O Moskva foi afundado usando mísseis de cruzeiro anti-navio Netuno desenvolvidos internamente. Fontes que cobrem a guerra na Ucrânia afirmam que suas forças armadas também estão equipadas com mísseis antinavio Harpoon lançados do solo e que realizou ataques a navios usando embarcações de superfície não tripuladas (USVs) de longo alcance.

Os USVs foram usados ​​recentemente no ataque à Base Naval de Sevastopol e à ponte Kerch de US$ 4 bilhões, que liga a Rússia à Península da Crimeia ocupada.

Tudo isso aponta para a Ucrânia ser capaz de cumprir suas ameaças e impor seu bloqueio ao Mar Negro e ao estreito de Kerch-Yenikal, se assim o desejarem.

O Ministério da Defesa do Reino Unido disse isso em uma atualização sobre a situação na Ucrânia. Ele alegou que a Frota Russa do Mar Negro seria mais ativa em interromper qualquer comércio que continuasse, mas também deixaria as operações de bloqueio do BSF em risco de USV ucraniano e ataques de mísseis.

Mas, há uma maneira de parar o barulho do sabre, embora seja improvável que aconteça, pois Vladimir Putin disse que permitiria que o acordo de grãos do Mar Negro fosse restaurado, mas sob suas condições.

Ou seja, garantias de que fertilizantes russos e exportações de alimentos poderiam chegar ao mercado global, readmissão do Banco Agrícola Russo (Rosselkhozbank) ao sistema de pagamento SWIFT, retomada das exportações de máquinas agrícolas e peças de reposição para a Rússia, remoção de restrições de seguro e acesso a portos para navios e cargas russos e restabelecimento de um oleoduto de exportação de amônia agora danificado de Togliatti, na Rússia, para Odesa, na Ucrânia.

FONTE: SPLASH247.COM