Estamos participando nas discussões da COP 29, a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que acontece em Baku, no Azerbaijão, até a próxima sexta-feira (22).

Gustavo Menezes é o delegado da Conttmaf no grupo da ITF neste evento que reúne lideranças internacionais da sociedade civil organizada, governos e empresas para buscar maneiras de mitigar as emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Gustavo destacou a importância de, pela primeira vez, o Brasil declarar nos compromissos definidos nacionalmente a busca por uma transição justa para os trabalhadores em função das mudanças necessárias para que tenhamos uma economia mais sustentável no País, entre elas, reduzir em mais de 50% as emissões até 2035.

Esta é uma bandeira que a ITF vem defendendo há tempos como parte da força-tarefa para a transição justa marítima – a qual a Conttmaf apoia fortemente para que os seus representados possam ter acesso à capacitação necessária para viabilizar a transição de combustíveis fósseis para fontes energéticas mais limpas –, que exigirá centenas de horas de treinamento dos trabalhadores nos próximos anos para lidarem com as novas tecnologias adotadas no setor.

Ao mesmo tempo, no Brasil, ocorre o encontro do grupo de países com as 20 maiores economias mundiais, o G20. Neste sábado (16), as entidades da sociedade civil, entre as quais se encontram os nossos sindicatos, entregaram a declaração final do G20 Social ao presidente Lula reforçando esse compromisso nacional, o qual ressalta a necessidade de incluir os trabalhadores brasileiros neste processo para que a transição seja de fato justa.

Em suas palavras finais no G20 Social, o presidente Lula anunciou que em novembro de 2025 a COP 30 será no Brasil, na cidade de Belém (PA).