IMAGEM: PODER NAVAL

Prioridades da 56ª reunião foram concedidas principalmente para projetos de barcos de apoio marítimo, rebocadores portuários e embarcações de navegação interior

O Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante aprovou R$ 1,8 bilhão em prioridades de financiamento para novos projetos de construção de embarcações durante a 56ª reunião ordinária, realizada no último dia 6 de setembro, na modalidade à distância. Desse montante, R$ 1,1 bilhão são direcionados para o segmento de apoio marítimo, além de R$ 390,4 milhões para transporte de carga e outros R$ 296,3 milhões para o apoio à navegação.

No apoio marítimo, a Bram Offshore, do grupo Edison Chouest, recebeu prioridade de R$ 706,1 milhões para a construção de 2 PSV (transporte de suprimentos), cascos NAV-153 e NAV-154, no Estaleiro Navship (SC), que pertence ao conglomerado norte-americano. A Muliceiro Serviços Marítimos recebeu prioridade de R$ 61,8 milhões para construção do AHTS (manuseio de âncoras) M. Coimbra, no Estaleiro São Jacinto (RJ). Já a Oceânica Engenharia conseguiu R$ 309,6 milhões de prioridade para a construção de um PSV multipropósito, no Estaleiro Rio Maguari (PA).

No apoio à navegação, destaque para a Sulnorte recebendo prioridade para a construção de 6 rebocadores portuários RAMPARTS 2.500W de 70 toneladas de tração estática (bollard Pull) no Estaleiro Rio Maguari, com valor total de R$ 280,3 milhões. A Navemazônia Navegação recebeu prioridade de R$ 16 milhões para o projeto de construção de dois empurradores fluviais de 1.658 HP (cascos 116 e 117), no estaleiro DMN Estaleiro da Amazônia (AM).

Para o transporte de carga, o conselho diretor do FMM priorizou o projeto da BR8 Shipping Company voltado para a construção de dois navios tanque de 8.000 DWT, previsto para o Estaleiro Rio Maguari, com valor total de R$ 202,2 milhões. A Navemazônia Navegação pleiteou e conseguiu prioridade de R$ 114,8 milhões para construção de 12 balsas petroleiras de 4.300 metros cúbicos (m³) de capacidade (cascos 104 a 115), no estaleiro DMN Estaleiro da Amazônia. A Navegação Aliança obteve prioridade para construção de dois navios graneleiros de 4.700 toneladas, no Estaleiro INC — Indústria Naval Catarinense (SC), com valor total de R$ 73,4 milhões.

O CDFMM aprovou ainda R$ 268,5 milhões para conversões e modernizações de embarcações, R$ 214,3 milhões para docagens, reparo e manutenções e R$ 47,2 milhões para pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Outro destaque foram os R$ 5,5 bilhões para obras de infraestrutura portuária, que passaram a poder pleitear apoio do fundo no final de 2022. De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), as deliberações da última reunião, incluindo prorrogações e alterações, totalizam quase R$ 12 bilhões.

A Navegação Aliança recebeu prioridade de R$ 22,8 milhões para modernização e reparo de três navios graneleiros (Trevo Azul, Trevo Oeste e Trevo Vermelho), no Estaleiro Jacuí, em Triunfo (RS). A empresa conseguiu ainda uma prioridade de R$ 2,9 milhões para a modernização e reparo do empurrador fluvial Condor, no Estaleiro Lacel Soluções em Serviços, em São Jerônimo (RS).

A Wilson Sons Ultratug Offshore obteve prioridade para a modernização dos PSV Batuíra, Prion e Saveiros Pelicano, no estaleiro do grupo no Guarujá (SP), com valor total de R$ 22,6 milhões. A empresa também fará, no mesmo estaleiro, a conversão do PSV Saveiros Pelicano em OSRV (combate ao derramamento de óleo), com prioridade de R$ 15,3 milhões.

A Seagems, antiga Sapura, fará a modernização do PLSV Sapura Esmeralda, no Estaleiro Renave (RJ), com valor total de R$ 42,2 milhões. A ‘Sapura Jade GMBH’ fará a modernização do PLSV Sapura Jade, com valor total de R$ 28,2 milhões, enquanto a ‘Sapura Rubi GMBH’ a modernização do PLSV Sapura Rubi com valor total de R$ 49 milhões. Estas duas prioridades também estão previstas para obras no Renave.

A Bram Offshore prevê a conversão dos PSVs Allie Chouest e Santos Solution, no Estaleiro Navship (SC), pertencente ao grupo, com valor total de R$ 38,8 milhões. Já a Sulnorte fará a modernização de três rebocadores portuários, sendo um de 50 TTE (SN Mossoró), e dois de 40 TTE (SN Araruama e SN Atalaia), no Estaleiro Eram (AM), com prioridade aprovada cujo valor total é de R$ 42,1 milhões. A Oceanpact conseguiu prioridade de R$ 4,6 milhões para modernização do OSRV Jim O´Brien, no Estaleiro Mauá (RJ).

FONTE: Portos e Navios – Danilo Oliveira