IMAGEM: TRANSPORTES&NEGÓCIOS

 

A autoridade da concorrência da Coreia do Sul decidiu multar 23 companhias de shipping de contêineres por concertação de preços.

Entre as 23 empresas multadas – 12 locais e 11 estrangeiras – avultam a HMM, a maior operadora sul-coreana de transporte marítimo de contêineres, e a Sealand Maersk Asia.

O montante global das multas ascende a 96,2 mil  milhões de won (80,7 milhões de dólares).

Ainda assim, longe dos 800 mil milhões de won que chegaram a ser previstos pela Concorrência sul-coreana em Maio passado. A multa mais pesada (29,2 mil milhões de won) foi aplicada à Korea Marine Transport Co. A HMM terá de pagar 3,6 mil milhões e a Sealand Maersk Asia 2,37 mil milhões. 

A concertação de preços nos tráfegos de exportação terá durado 15 anos, entre Dezembro de 2003 e Dezembro de 2018. Nesse período, segundo a autoridade da concorrência, as companhias agora multadas terão acertado preços de transporte de carga conteinerizada 120 vezes.

A legislação sul-coreana permite entendimentos entre os operadores de transporte marítimo sobre preços de fretes e outras condições contratuais. Todavia, segundo o regulador, no caso as empresas visadas não terão cumprido com as regras aplicáveis a tais entendimentos.

Agora, a autoridade da concorrência sul-coreana está a investigar alegadas concertações de preços nas rotas Coreial do Sul – China e Coreia do Sul – Japão.

 

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS