IMAGEM: REUTERS
A Comissão Marítima Federal dos EUA continua a implementar sua lista de tarefas da Lei de Reforma do Transporte Marítimo recentemente promulgada.
A OSRA foi sancionada pelo presidente Biden em junho e dá ao FMC maior autoridade para regular o transporte de contêineres. A lei contém uma lista de disposições que a agência deve preencher, incluindo cronogramas, destinados a ajudar a resolver desafios nas cadeias de suprimentos do país.
O prazo mais imediato era iniciar e concluir uma regulamentação sobre a recusa irracional de negociar ou negociar acomodações espaciais de navios. Para isso, o FMC diz que está a caminho de ter uma Regra Final em vigor até o prazo final em dezembro.
Outro item exige que o FMC emita um pedido de comentários públicos sobre uma possível ordem de emergência temporária que forçaria os transportadores comuns oceânicos e operadores de terminais marítimos (MTOs) a compartilhar certas informações, como movimentação de carga e informações de disponibilidade, diretamente com transportadores, caminhoneiros e ferrovias.
Com isso em mente, a FMC está formalmente buscando comentários públicos sobre se o congestionamento contínuo da cadeia de suprimentos justifica tal ação.
O pedido do FMC, submetido ao Federal Register na quinta-feira, faz três perguntas: primeiro, o congestionamento criou uma situação de emergência de magnitude tal que existe um efeito adverso substancial na competitividade e confiabilidade do sistema internacional de abastecimento de transporte marítimo; segundo, uma ordem de emergência emitida pela Comissão aliviaria a situação de emergência; e terceiro, qual seria o alcance adequado de uma ordem de emergência emitida pela Comissão?
Tal ordem de emergência, se emitida por unanimidade de votos da Comissão, permaneceria em vigor por não mais de 60 dias, embora o FMC pudesse renová-la novamente por unanimidade. Além disso, a autoridade do FMC para emitir ordens de emergência termina 18 meses após a promulgação da OSRA em 16 de junho de 2022, ou seja, dezembro de 2023.
O público agora tem 30 dias para enviar comentários.
Outros itens da lista de tarefas do FMC, que foram concluídas até agora, incluem:
Emitiu um Pedido de Comentário Público sobre um plano proposto para reunir informações de importação e exportação de VOCCs ligando para os Estados Unidos;
Iniciado o desenvolvimento de um Aviso de Regulamentação Proposta sobre Recusa Injustificada de Negociar ou Negociar Acomodações Espaciais de Embarcações;
Estabeleceu um processo provisório para apresentação de Reclamações de Cobrança;
Priorizou a atividade de fiscalização por meio do estabelecimento do Bureau of Enforcement, Investigations, and Compliance;
Notificou a negociação de que as disposições autoexecutáveis da OSRA estão em vigor imediatamente;
Notificou a operação de que as transportadoras comuns são obrigadas a cumprir imediatamente as práticas de cobrança de detenção e demurrage;
Publicou o Relatório Final da Apuração de Fatos 29; e
Aprimorou os recursos e capacidades do Escritório de Assuntos do Consumidor e Serviços de Resolução de Disputas.
FONTE: GCAPTAIN