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O aumento dos níveis de água no Canal do Panamá despertou esperanças de um potencial regresso às operações normais do transporte de contêineres, após mais de um ano de restrições devido a uma grave seca. No entanto, os especialistas alertam que a situação, embora melhore, está longe de regressar aos níveis anteriores às restrições.

A partir de quinta-feira, a Autoridade do Canal do Panamá aumentou o número diário de navios autorizados a transitar pela hidrovia de 24 para 31.

Peter Sand, analista-chefe da empresa Xeneta, com sede em Oslo, diz que o aumento proporcionará um alívio limitado para os serviços de transporte de contêineres, uma vez que o aumento corresponde a slots adicionais nas eclusas menores do Panamax. No entanto, uma mudança mais significativa está prevista para 1º de junho, com uma faixa de trânsito adicional para navios Neopanamax maiores (incluindo porta-contêineres), o que aumentará o total diário para 32. Enquanto isso, as autoridades também planejam aumentar os limites de calado para navios Neopanamax de 44. pés para 45 pés em 15 de junho, aproximando-o do limite normal de 50 pés.

A interrupção causada pela escassez de água no Canal do Panamá teve um impacto significativo na confiabilidade da programação e nas tarifas spot.

À medida que o Canal do Panamá transita lentamente para operações normais, Sand diz que as empresas precisam de estar preparadas para uma recuperação lenta que depende de fatores imprevisíveis como as chuvas. Embora as esperanças de um regresso ao “normal” sejam elevadas, a realidade pode ser diferente.

“Xeneta há muito defende a posição de que o impacto da seca no Canal do Panamá será sentido durante anos, e não meses”, diz Sand.

FONTE: GCAPTAIN