IMAGEM: TRANSPORTES&NEGÓCIOS
A Autoridade do Canal do Panamá aumentou os limites máximos de comprimento e calado dos neo-panamaxes que podem passar nas novas eclusas.
Cinco anos volvidos sobre a inauguração da expansão, o Canal do Panamá continua a alargar-se, permitindo a passagem de navios cada vez maiores.
A última actualização refere-se ao comprimento total (LOA) dos navios que podem passar nas novas eclusas, que é agora de 370,33 metros, contra os 367,28 metros permitidos até aqui. São apenas cerca de três metros a mais, mas que permitem que agora 96,8% dos navios porta-contentores do mundo possam usar o Canal do Panamá.
A administração do canal explica o aumento com a experiência acumulada nos últimos cinco anos na condução de navios ao longo das eclusas. O ganho obtido é também o resultado de inúmeros testes feitos com navios de maiores dimensões do que as “permitidas”, desde 2019 (o primeiro foi com um navio da Evergreen, de 369 metros de comprimento).
Ao mesmo tempo, a Autoridade do Canal do Panamá aumentou para 15,24 metros o calado máximo permitido, face aos 14,93 metros garantidos desde Abril passado, em resultado das chuvas abundantes na região e da melhoria da gestão dos caudais.
Com a melhoria das condições de navegabilidade, as transportadoras ganham maior flexibilidade na gestão das suas frotas e podem tirar ainda melhor partido da ligação rápida entre os oceanos Pacífico e Atlântico.
FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS