IMAGEM: SCA
O Canal de Suez estabeleceu um novo recorde para os maiores trânsitos diários do canal em sua história este mês. O recorde ocorre quando o canal continua a registrar forte crescimento no tráfego e nas receitas, apesar do recente aumento nas taxas de trânsito.
Relatórios da Autoridade do Canal de Suez indicaram que o novo recorde foi de 89 embarcações passando pelo canal em um dia, mais que o dobro da taxa média de trânsito de apenas alguns anos atrás. Há sete anos, a ampliação do canal foi concluída no que a autoridade chama de “canal novo” com a ampliação das faixas de tráfego e divisão de uma parte das faixas norte e sul. Eles citam a expansão como não apenas aumentando a capacidade, mas também melhorando a eficiência da operação.
O recorde de 89 navios incluindo embarcações cruzando nos dois sentidos foi alcançado em 6 de agosto. Os navios somaram 5,2 milhões de toneladas. O número de navios que transitam pelo canal do norte atingiu 44 navios com uma arqueação líquida de 3 milhões de toneladas, enquanto 45 navios cruzaram do sul no novo canal de navegação com uma arqueação líquida total de 2,2 milhões de toneladas.
As maiores embarcações que faziam o trânsito naquele dia incluíam o porta-contêineres OOCL Scandinavia (220.000 toneladas), de bandeira de Hong Kong, que estava à frente do comboio do sul. Ela estava em trânsito de Cingapura com destino ao Reino Unido. O maior no comboio do norte foi o COSCO Shipping Pisces (202.000 toneladas) em sua viagem de volta a Cingapura.
Eles também estão destacando que um grupo diversificado de navios fez o trânsito naquele dia. Um total de 23 navios porta-contêineres e 23 navios graneleiros fizeram parte do dia recorde. Outros navios que cruzaram incluíam 24 navios de carga geral e multiuso, bem como 14 petroleiros e três transportadores de gás.
O tenente-general Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez, explicou que as taxas diárias de trânsito pelo Canal de Suez testemunharam um aumento significativo após a abertura do novo projeto do Canal de Suez. Ele relata que a taxa média diária de navios que transitam pelo canal aumentou de 48 navios antes do projeto do novo canal para 62 navios atualmente.
A expansão está em andamento com investimentos adicionais acelerados após a fundação do Ever Given em 2021. O tenente-general Rabie destacou que os projetos de desenvolvimento do canal de navegação do Canal de Suez são suas principais prioridades. A obra mais recente é o projeto de desenvolvimento do setor sul do canal, que avança em ritmo acelerado.
Depois de aumentar as taxas de trânsito para todas as classes de navios nesta primavera, o Canal de Suez registrou sua maior receita mensal em julho, além do maior trânsito mensal e maior tonelagem líquida. Receitas
atingiu US$ 704 milhões, um aumento de um terço em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento supera os aumentos de taxa que variaram entre cinco e 20 por cento com base no tipo de embarcação.
Em julho, eles relatam que um total de 125,1 milhões de toneladas de carga foram enviadas pelo canal, um aumento de quase 20% em relação a 2021. O número de navios que fazem o trânsito aumentou 26% para pouco mais de 2.100 durante o mês.
FONTE: THE MARITIME EXECUTIVE