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Colegas falantes, escritório barulhento, mudanças na rotina e redes sociais são as principais fontes de distração no trabalho, segundo um levantamento da empresa de cursos on-line Udemy. 

Realizada nos EUA, a pesquisa consultou mais de mil funcionários de empresas em tempo integral. A maioria (69%) reporta ter problemas para manter o foco no trabalho. Para 80%, os maiores vilões são os colegas falantes demais - seguidos do barulho do escritório (70%) e da sensação de não conseguir acompanhar as mudanças no trabalho (61%). 

As mídias sociais foram citadas por 56% dos respondentes como fonte de distração, sendo que o Facebook é o grande campeão de audiência entre funcionários de todas as idades. 

Embora sejam tecnicamente parte do trabalho, as reuniões não foram poupadas. Mais da metade (60%) consideram reuniões uma distração, e 54% acham que atividades como jogar conversa fora e fofocar durante os encontros são os maiores culpados pela perda do foco. Quase um quarto (23%) gostaria que a empresa determinasse dias em que fosse proibido marca reuniões.

Para tentar compensar o excesso de distrações, 43% escolhem desligar o celular durante o horário de trabalho, 30% apelam para técnicas de relaxamento como ouvir música e meditar e 20% acabam preenchendo o tempo com tarefas mais simples que não exigem tanto foco.

Se pudessem sugerir ao chefe uma maneira de reduzir as distrações, 40% gostariam de ter mais flexibilidade no horário e local de trabalho e 38% acham que os escritórios deveriam ter espaços destinados ao trabalho silencioso. Em algumas startups de tecnologia dos EUA e Reino Unido, os gestores criaram dias "tech-light" em que os serviços de troca de mensagens e e-mails são desligados. 

Fonte: Valor Econômico