Mais de 90% das empresas usam rodovias para transportar mercadorias para exportação

IMAGEM: CNI

 

O primeiro trimestre foi o melhor de sempre para o transporte marítimo de conteineres. Mas tudo aponta para que o segundo seja ainda melhor.

As dez maiores companhias de shipping de conteineres cotadas em Bolsa anunciaram um resultado operacional combinado de 16,2 mil milhões de dólares.

A Sea-Intelligence, que coligiu e analisou os dados, sublinha o fato de sete das dez companhias terem superado os mil milhões de dólares de EBIT no trimestre, e também a circunstância de, pela primeira vez, todas terem obtido lucros operacionais entre Janeiro e Março, tradicionalmente uma época mais “parada”.

A COSCO foi a campeã dos resultados operacionais, em termos absolutos, com um lucro de 2,8 mil milhões de dólares, seguida pela Maersk, com 2,7 mil milhões, e pela CMA CGM, com 2,5 mil milhões consolidados.

O EBIT mais baixo ficou em 618 milhões de dólares. O fato é que, lembra a Sea-Intelligence, na década de 2010-2020 apenas por duas vezes alguma companhia superou os 500 milhões de dólares de EBIT no trimestre.

Mas como se não bastasse lucrar num único trimestre tanto quanto se ganhou em todo o ano passado, tudo aponta para que o segundo trimestre seja ainda melhor que o primeiro, tal é o ritmo de crescimento dos preços, muito acima da evolução dos custos.

FONTE: TRANSPORTES&NEGÓCIOS