IMAGEM: ITF
O aplicativo OSH Ports está disponível em português, espanhol e inglês.
Uma ferramenta para as trabalhadoras e trabalhadores portuários destinada a melhorar a segurança entre eles mesmos e para os marítimos visitantes é lançada numa segunda região com três novas línguas.
O Fundo dos Marítimos da ITF (ITFST, pela sua sigla em inglês) marcou hoje o lançamento oficial para a região da América Latina e Caribe do seu aplicativo e curso de treinamento on-line de segurança e saúde ocupacional nos portos OSH Ports. Os trabalhadores e trabalhadoras agora poderão acessar poderosos conhecimentos de segurança e saúde no trabalho por meio do aplicativo em português, espanhol e inglês.
Escrito por especialistas do setor, com contribuições dos sindicatos portuários da ITF e do Centro Internacional de Treinamento da Organização Internacional do Trabalho (ILO-ITC), o curso OSH Ports aborda os fundamentos específicos do setor portuário de segurança e saúde no trabalho.
Os portos são ambientes de trabalho notoriamente perigosos em que a garantia da segurança dos trabalhadores e trabalhadoras deve ser uma prioridade para todas as empresas. Este curso inovador foi desenvolvido em resposta às solicitações dos sindicatos para fornecer aos trabalhadores e trabalhadoras conhecimentos essenciais e participar ativamente com a administração e todas as partes interessadas para melhorar a segurança e a saúde nos portos.
O curso foi concebido para que os usuários compreendam os riscos de segurança e saúde ocupacional em seu próprio local de trabalho, levando em consideração o contexto nacional, regional e internacional. Originalmente desenvolvido para o mundo de língua árabe, o ITFST tem agora o prazer de expandir o alcance desta ferramenta acessível e confiável em inglês, português e espanhol para a América Latina e o Caribe.
OSH Ports apresenta os fundamentos da segurança e saúde no trabalho específicos do setor portuário, incluindo uma visão geral da regulamentação, como e por que as coisas dão errado, identificação de perigos e riscos, gestão de riscos e como contribuir para as investigações de acidentes.
O curso será promovido através dos afiliados da ITF e, após a conclusão bem-sucedida, os participantes poderão fazer um teste no aplicativo ou site para receber um certificado de conclusão do curso que é endossado pela ILO-ITC.
Os trabalhadores e trabalhadoras podem estudar de forma independente ou usar o curso como parte do treinamento em grupo em seu local de trabalho. Um manual do instrutor também está disponível, juntamente com materiais promocionais para o curso.
FONTE: ITF