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Mais quatro navios carregando quase 170.000 toneladas de milho e outros alimentos partiram dos portos ucranianos do Mar Negro no domingo sob um acordo para desbloquear as exportações do país após a invasão da Rússia, disseram autoridades ucranianas e turcas.
As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o acordo no mês passado, após alertas de que a interrupção nos embarques de grãos causada pelo conflito poderia levar a uma grave escassez de alimentos e até a surtos de fome em partes do mundo.
O ministro da Infraestrutura ucraniano, Oleksandr Kubrakov, disse que havia planos para aumentar ainda mais os embarques.
“Estamos gradualmente avançando para volumes maiores de trabalho. Planejamos garantir a capacidade dos portos de lidar com pelo menos 100 navios por mês em um futuro próximo”, acrescentou.
Em breve, a Ucrânia também começará a exportar grãos de seu porto de Pivdennyi, no Mar Negro, uma expansão que permitiria enviar um total de pelo menos 3 milhões de toneladas de mercadorias por mês, disse o ministro no Facebook.
Antes de a Rússia iniciar o que chama de “operação militar especial”, a Rússia e a Ucrânia juntas representavam quase um terço das exportações globais de trigo. Em tempos de paz, a Ucrânia exportou até 6 milhões de toneladas de grãos de seus portos marítimos de Black e Azov todos os meses.
O primeiro navio de carga deixou a Ucrânia sob o acordo na segunda-feira da semana passada, e outros três seguiram na sexta-feira.
O JCC disse na noite de sábado que autorizou a passagem de cinco novos navios pelo corredor do Mar Negro: quatro navios saindo dos portos ucranianos de Chornomorsk e Odesa, transportando 161.084 toneladas métricas de alimentos, e um indo para a Ucrânia para pegar grãos.
MILHO, FARINHA, ÓLEO DE GIRASSOL
Os navios que deixaram os portos ucranianos incluíam o Glory, com uma carga de 66.000 toneladas de milho com destino a Istambul, e o Riva Wind, carregado com 44.000 toneladas de milho, com destino a Iskenderun, na Turquia, informou o Ministério da Defesa turco.
Os outros dois navios que deixaram a Ucrânia foram Star Helena, com uma carga de 45.000 toneladas de farinha com destino à China, e Mustafa Necati, transportando 6.000 toneladas de óleo de girassol e com destino à Itália.
Mais tarde no domingo, o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia disse que o graneleiro Fulmar S, que chegou ao porto de Chornomorsk no Mar Negro no sábado – o primeiro navio de bandeira estrangeira a chegar à Ucrânia desde o conflito – estava pronto para ser carregado.
O JCC disse que está quase finalizando os procedimentos para implementar o acordo de grãos e que serão publicados em dias.
Acrescentou que também autorizou a movimentação, pendente de inspeção, do Osprey S, com destino a Chornomorsk. Esse navio está atualmente ancorado a noroeste de Istambul.
O Ministério da Defesa turco disse que o JCC concluiu as inspeções do navio Rojen que transporta 13.000 toneladas de milho para a Grã-Bretanha, Polarnet que está levando 12.000 toneladas de milho para um porto turco e Osprey S, que está indo para a Ucrânia.
No sábado, o JCC concluiu a inspeção do Navistar, o outro dos três navios que deixaram os portos ucranianos na sexta-feira.
O primeiro navio a deixar um porto ucraniano sob o acordo não chegará ao Líbano no domingo como planejado, disse a embaixada ucraniana no Líbano. O Razoni deixou Odesa na segunda-feira carregando 26.527 toneladas de milho.
A embaixada disse à Reuters que o navio estava “com um atraso” e “não chegando hoje”, sem detalhes sobre uma nova data de chegada ou a causa do atraso. Os dados do Refinitiv Eikon mostraram o Razoni na costa turca na manhã de domingo.
FONTE: REUTERS