Mensagem Circular CONTTMAF Nº 01/2018
Rio de Janeiro, 24 de maio de 2018.
AOS MARÍTIMOS EMBARCADOS
Prezados companheiros e companheiras embarcados,
Como é de conhecimento geral, a greve dos caminhoneiros segue pelo quarto dia consecutivo sem que solução satisfatória se dê ao conflito. Estamos à mercê de um governo insensível diante das necessidades do povo brasileiro, condicionado a atender exclusivamente os interesses do mercado financeiro, rentistas, banqueiros e financistas.
Políticas para setores estratégicos em nosso país não são objeto de interesse de atenção e cuidados. Entre estes setores, está o marítimo que sofre de absoluta desatenção. Não há políticas públicas de incentivo a uma autêntica Marinha Mercante Brasileira, adequada proteção aos postos de trabalho de marítimos nacionais e de suporte à infraestrutura necessária para que ela subsista.
Deve ser do interesse de todo trabalhador brasileiro, particularmente de marítimos na cabotagem e no offshore, que os caminhoneiros alcancem seus objetivos tendo em vista que a disputa é contra a política da atual direção da Petrobras, a principal tomadora de serviços em nosso setor. Além do desmantelamento operacional que a atual administração já procedeu na Petrobras, segue fatiando-a e entregando-a a preço vil.
Nossa Organização Sindical entende que devemos dar a nossa contribuição nesta luta e estamos propondo aos companheiros e companheiras que cada um responda à presente consulta:
Paralisação dos serviços a bordo, em princípio por 24 horas, a se iniciar às 07 horas da próxima segunda-feira, 28 de maio.
Devido à compreensível necessidade de rapidez na resposta sobre a posição de nossos representados e representadas a bordo das embarcações, a presente consulta encerrar-se-á amanhã, dia 25 de maio às 23:59 horas. Para participar da consulta, os marítimos devem enviar suas posições via e-mail, particular ou funcional, para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações:
Nome completo:
Categoria:
Função:
Embarcação:
Empresa em que trabalha:
Voto: SIM (apoio a paralisação)
NÃO (não apoio a paralisação)
Despedimo-nos com as já tradicionais Saudações Marinheiras.
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e no Portos - CONTTMAF
Observação de praxe: Cumpre lembrar que a não difusão ou a retenção desta correspondência fere o preceituado no art. 5, inciso XII, da Constituição Federal e o art. 266, do Código Penal, ficando o infrator sujeito às sanções previstas na legislação pátria.