Resultado de imagem para MARÍTIMOS UNIDOS CONTRA ABEAM

 

Marítimos se reuniram nesta quarta-feira, 9 de maio, em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, com o objetivo de avaliar o andamento da mobilização que envolve a negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT com as empresas vinculadas à Associação Brasileira das Empresas de Apoio Marítimo – Abeam. O encontro foi realizado na sede da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins – FNTTAA, com a participação da diretoria do SINDMAR, de representantes dos Sindicatos coirmãos e de trabalhadores marítimos.

Na ocasião, a Representação Sindical esclareceu informações acerca das iniciativas de mobilização e de conscientização dos marítimos visando à paralisação das embarcações, com o intuito de resistir à tentativa de precarização das relações de trabalho e à exclusão de direitos contidos na proposta indecente de ACT das empresas do offshore associadas à Abeam. Foram observados os aspectos da negociação, o cenário atual do setor,  os detalhes da análise feita sobre a proposta das empresas e os imensos prejuízos – imediatos e futuros –  que a proposta pode trazer, tanto economicamente quanto nas condições laborais e sociais.

A assembleia adotou, por unanimidade, as seguintes deliberações:

1 – Será mantida a mobilização. Todos os marítimos e marítimas, a bordo das embarcações e em terra, deverão contribuir na divulgação das informações disponibilizadas pelos Sindicatos de Trabalhadores Marítimos, buscando conscientizar seus pares sobre a necessidade de mobilização efetiva, com unidade e luta em defesa de nossos postos de trabalho, remunerações e benefícios.

2 – A próxima Assembleia Geral Extraordinária Conjunta será em novo local, com maior capacidade para atender ao crescimento da presença dos marítimos.

3 – Havendo compromisso expresso das empresas ligadas à Abeam de realizar negociações a partir dos últimos ACT vigentes, os Sindicatos Marítimos poderão dar continuidade às negociações. Os Sindicatos permanecem abertos ao diálogo com os armadores, mas as bases propostas pela Abeam para negociação já foram rejeitadas e não serão objeto de discussão.


O SINDMAR destaca que, para intensificar a mobilização, é importante uma comunicação efetiva e com o maior alcance possível, para que os companheiros e companheiras estejam em sintonia com os seus Sindicatos. Para isso, é necessário que estejam com os seus e-mails pessoais cadastrados junto às Entidades Sindicais. Fiquem atentos às recomendações do seu Sindicato!