A diretoria da FNTTAA participou, na quarta-feira, 06, na cidade do Rio de Janeiro, da reunião realizada pela ITF - Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes.

O evento teve como objetivo analisar um Plano de Campanha voltado para os trabalhadores e trabalhadoras que operam nas hidrovias do Tietê-Paraná e Paraguai-Paraná.

A razão principal da elaboração de um Plano de Campanha pela ITF e seus filiados é a precariedade dascondições de emprego de muitos dos trabalhadores/trabalhadoras, devido as desigualdades regionais nas operações dos países conectados por essas hidrovias.

Numa etapa posterior, o projeto visa incluir a Bolívia, dado suas condições mais desfavoráveis que representam, também, um problema.

A intenção do Plano é nivelar e melhorar as condições dos trabalhadores/trabalhadoras das hidrovias em pauta, mediante a colaboração das organizações filiadas, as autoridades regionais e a Organização Mundial do Trabalho (OIT).

Ademais, o Plano visa iniciar um diálogo sobre a necessidade de garantir uma transição justa para os trabalhadores/trabalhadoras, dado que as operações de transportes serão cada vez mais afetadas pela diminuição dos níveis de água em função das mudanças climáticas.