A FNTTAA e a CONTTMAF participaram da LXVI reunião ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 “Transporte” do MERCOSUL, realizada nos dias 11 e 12 de novembro, em Montevideu/Uruguai.
A reunião foi conduzida pela delegação uruguaia que está com a presidência pró-tempore do MERCOSUL.
Participaram do evento representantes da Argentina, Brasil (Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, Diretoria de Portos e Costas – DPC, Associação Brasileira de Armadores da Cabotagem - ABAC, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos - CONTTMAF e a Federação Nacional dos Trabalhadores Aquaviários e Afins - FNTTAA), Chile, Paraguai e Uruguai.
Os temas abordados foram as políticas de fomento no âmbito do transporte marítimo que cada país tem como política interna, painel sobre estatísticas portuárias, atualização dos Acordos MERCOSUL-União Europeia, MERCOSUL – Canadá e MERCOSUL -Singapura e aportes do setor privado.
A parte chilena comentou sobre o “Consenso de Brasília” – Resolução política assinada pelos 11 presidentes dos países da América do Sul, no tocante à troca de dados estatísticos.
O representante da Marinha do Brasil/DPC fez uma apresentação sobre o âmbito regulatório da IMO – Organização Marítima Internacional e a participação do Brasil no referido fórum. Destacou as principais Convenções SOLAS, MARPOL, STCW e MLC.
O presidente da FNTTAA - Ricardo Ponzi comentou sobre a importância das Convenções da IMO e a necessidade dos demais países compartilharem suas posições no âmbito do MERCOSUL.
A próxima reunião deverá ser na Argentina que responderá pela presidência pró-tempore do MERCOSUL.