Sindicatos do Brasil e da Argentina conduziram articulações durante o 46º Congresso da ITF, realizado em Marraquexe, no Marrocos, para que os dois países pudessem ocupar, conjuntamente, uma posição no Comitê Global de Jovens Trabalhadores em Transportes da entidade.
O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Clauver Castilho, que teve o seu nome ratificado na presidência da Seção de Jovens da ITF na América Larina e Caribe com o apoio da Conttmaf, também participou nas negociações.
Pelo Brasil, foi eleito Marcus Vinícius Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Tripulantes Não Aquaviários em Embarcações Marítimas (Sindextrarol), entidade afiliada da Conttmaf. Pela Argentina, foi eleito Daniel Lico, dirigente do Sindicato dos Aeroviários do país (UPSA).
A eleição ocorreu nesta sexta-feira (18). O mandato dos membros do Comitê de Jovens terá duração de cinco anos – de 2024 a 2029 – e contará com o representante da Conttmaf na primeira metade do período. Já os trabalhadores argentinos estarão no cargo nos últimos dois anos e meio.
O Sindextrarol é um sindicato jovem e atuante, assim como o seu presidente, Marcus Balbino.
Dando exemplo de unidade e participação – características próprias da representação sindical no setor marítimo –, o sindicato se filiou à FNTTAA e à Conttmaf no início deste ano, pouco tempo depois de ter o seu registro deferido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).