Companheiros e companheiras,
Sabemos que a COVID-19 é causada por um vírus de fácil transmissão e que os casos mais graves necessitam de tratamento em UTI. Apesar do pequeno percentual de ocorrências de maior gravidade, quando há disseminação generalizada do vírus em uma área, o número de doentes graves pode superar a capacidade de atendimento dos serviços de saúde, assim como o número de leitos de UTI disponíveis. Tal situação está ocorrendo em outros países, levando os médicos a terem de escolher a quem será oferecido o tratamento recomendado.
É importante, neste momento, retirar o máximo de pessoas de circulação nas ruas até que se tenha controle sobre o vírus, impedindo a sua transmissão. Este é o único meio de reduzirmos as chances de superlotação dos hospitais com casos graves.
Considerando o quadro relatado, as Diretorias do Sindmar e da FHM estabeleceram as seguintes medidas que vigorarão pelos próximos 15 dias:
- Não haverá expediente no Sindmar a partir de terça feira, 17/03;
- Não haverá expediente na FHM a partir de sexta-feira, 20/03;
- Alguns setores atenderão em esquema de trabalho remoto:
- Secretaria: (21) 99276-3815 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Setor de Acordos: (21) 99554-4440 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Departamento Jurídico: (21) 99276-3819 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Departamento de Educação: (21) 99276-3816 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
As Diretorias do Sindmar e da FHM recomendam, ainda, que:
- Seja evitada a circulação em ônibus, trens, metrô ou qualquer outro meio de transporte coletivo;
- Seja evitada a presença em locais de aglomeração de pessoas;
- Seja mantido contato somente com os familiares que residam no mesmo endereço;
- As informações sejam obtidas unicamente de fontes oficiais.
A nossa Confederação solicitou informações aos armadores sobre os planos de contingência adotados para enfrentamento da pandemia de coronavírus e divulgará as informações relevantes sobre o assunto. Até o momento, não há registro de marítimos brasileiros contaminados pelo novo coronavírus e o Sindmar recomenda que as diretrizes da OMS sejam seguidas para que o Brasil possa conter a expansão da doença, evitando que as autoridades precisem tomar medidas mais restritivas.
Lembrem-se: mesmo que não façamos parte de um grupo de risco, é nossa obrigação coletiva zelar pelo bem-estar de todos e contribuir para que não haja um crescimento exponencial do contágio nos próximos dias. A situação emergencial será reavaliada pela Diretoria no dia 30/03 e o Sindmar irá informar a sequência do plano de trabalho no dia 31/03, ou antes, caso novas medidas se façam necessárias.
Saudações marinheiras,
Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – Sindmar