A Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA) participou de um encontro com especialistas em navegação interior, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) entre os dias 20 e 24 de novembro em Genebra, na Suíça.
Na ocasião, foi realizada uma reunião técnica sobre o trabalho digno e sustentável na navegação por hidrovias a fim de identificar as oportunidades e os desafios do setor. O objetivo é adotar diretrizes com recomendações para ações futuras.
Com coordenação global da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), uma série de compromissos foram assumidos nesta primeira reunião tripartite – que envolve governos, empresas e representação de trabalhadores – sobre o setor hidroviário desde 1992.
Estiveram presentes à reunião técnica da OIT representantes de trabalhadores aquaviários da Ásia/Pacífico, da América Latina, da Europa e da América do Norte.
A organização sindical marítima e portuária do Brasil foi representada pelo presidente da FNTTAA e diretor para Assuntos do Mercosul na Conttmaf, Ricardo Ponzi.
Na ITF, Ponzi é vice-presidente da Seção de Navegação Interior para a América Latina e Caribe e, juntamente com os companheiros da Argentina, levou as demandas dos fluviários da nossa região para o debate na OIT.