Na última quinta-feira (31), o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), Ricardo Ponzi, participou de reunião virtual do Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná para discutir questões relacionadas ao Acordo de Santa Cruz de la Sierra, que regulamenta a navegação fluvial compartilhada em seu curso.

Os representantes eleitos no Comitê Regional da América Latina de Navegação Interior da Federação Internacional de Trabalhadores em Transportes (ITF), Mariano Moreno e Ricardo Ponzi, presidente e vice-presidente, respectivamente, ressaltaram a importância da participação da representação sindical laboral nas discussões do Comitê da Hidrovia, antes restrita a especialistas e armadores.

“A segurança da navegação, no mundo, depende da parte técnica das questões trabalhistas. Portanto, a formação e a capacitação são muito necessárias e relevantes para que a discussão possa avançar, desenvolver-se e integrar-se no âmbito deste comitê”, declarou Ponzi.

Entre os temas defendidos pelos sindicalistas, a melhoria da qualidade de vida a bordo, segurança, combustíveis alternativos e a necessidade de haver uma transição justa para os trabalhadores da navegação interior.