IMAGEM: MERCATOR MEDIA

 

A Bélgica iniciou hoje a vacinação contra a Covid-19 dos tripulantes dos navios que escalem os seus portos, independentemente da nacionalidade.

Depois de ter vacinado os seus próprios marítimos, o governo belga, em parceria com a associação dos armadores do país, tornou-se o primeiro a avançar com a vacinação generalizada dos tripulantes.

A partir de hoje, haverá equipes médicas disponíveis para subir a bordo dos navios atracados nos portos do país para vacinar os seus tripulantes com a dose única da vacina da Johnson & Johnson.

Do mesmo modo, serão vacinados todos os tripulantes que embarquem ou desembarquem nos portos belgas.

A propósito da iniciativa, o vice-primeiro ministro belga lembrou que o shipping emprega cerca de 1,5 milhões de tripulantes, muitos dos quais não têm acessos a vacinas nos seus países de origem.

“Em resposta a esta emergência global, a Bélgica toma a liderança na disponibilização de vacinas a todos os que chegam por mar. Apelamos aos outros países que também priorizem a vacinação deste grupo essencial. Só assim poderemos garantir a continuação do comércio global”, acrescentou Vincent Van Quickenborne.

“Este é um importante sinal de gratidão para com os tripulantes por manterem a funcionar as cadeias de abastecimento”, sublinhou , por seu turno, o diretor-geral da associação dos armadores belgas, Wilfried Lemmens.

 

FONTE: TRANSPORTES&NAVIOS