IMAGEM: SAILORS' SOCIETY
Às vésperas do Dia Internacional das Mulheres no Mar, que acontece no domingo, uma nova e gigantesca pesquisa realizada em conjunto pela Organização Marítima Internacional (IMO) e pela Associação Internacional de Mulheres no Transporte Marítimo e Comércio (WISTA) mostra como o transporte marítimo continua sendo um setor dominado por homens, com as mulheres representando apenas 19% da força de trabalho total amostrada. No mar, esse número cai para apenas 1%.
Arsenio Dominguez, secretário-geral da IMO, admitiu que o transporte marítimo ainda tem "um longo caminho a percorrer" no que diz respeito à diversidade de gênero.
"A representação feminina ainda é desproporcionalmente baixa, e as mulheres representam uma pequena fração da força de trabalho marítima, destacando a necessidade urgente de compromisso e ação contínuos", disse Dominguez.
Elpi Petraki, presidente da WISTA International, comentou: “Atrair, reter e promover mulheres – tanto em terra quanto no mar – continua sendo uma prioridade para o futuro. No entanto, os novos dados também mostram como as oportunidades em todo o setor continuam limitadas para as mulheres devido a barreiras como estereótipos de gênero, preocupações com a segurança no local de trabalho, falta de políticas voltadas para a família e a persistente disparidade salarial entre gêneros.”
FONTE: SPLASH247.COM