A FNTTAA, representada pela Assessora Institucional Ana Maria Canellas, a CONTTMAF e o SINDMAR se reuniram com o SYNDARMA - Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima, para debater questões relacionadas às condições sanitárias nas acomodações e locais de trabalho nas embarcações.
Na ocasião, a representação sindical relatou reclamações de trabalhadoras marítimas em relação à falta de banheiros adequados para mulheres em passadiços, praças de máquinas e camarotes.
Durante o encontro, a coordenadora do Sindmar Mulheres, Cecília Rodrigues, destacou a importância de as empresas oferecerem um ambiente de trabalho seguro e confortável, que atenda às necessidades de todos os tripulantes.
“Este mês, temos um dia dedicado à reflexão, em nível mundial, sobre a necessidade de se prover instalações sanitárias adequadas e acessíveis para todos. Nos navios não deve ser diferente. Temos normas nacionais e internacionais que orientam sobre isto. Desejamos avançar neste tema pois ainda há navios em que a dignidade sanitária é uma realidade distante”, disse, sobre o Dia do Banheiro, comemorado em 19/11.
A representante do Syndarma presente à reunião, Lilian Schaefer, informou que a representação das empresas de navegação deseja participar nessa discussão, registrando que, inicialmente, é preciso fazer um levantamento para obter informações atualizadas a respeito da situação relatada, para que se possa compreender o seu alcance no setor de apoio marítimo.
Participaram, ainda, na reunião realizada de forma híbrida, a diretora de Gênero e Juventude da Conttmaf, Lorena Silva, a diretora de Relações Internacionais do Sindmar, Silvania Ferreira, o vice-presidente executivo da Abeam, Dino Antunes, e o presidente do Sindmar e da Conttmaf, Carlos Müller.